Para os amantes das nossas panquecas de aveia, chegam as panquecas de aveia e banana. Têm apenas 5 ingredientes, são super fáceis de fazer, com o uso de uma liquidificadora ou robot de cozinha. Por isso, qual a desculpa para não fazer estas panquecas?

Receitas de panquecas nunca são demais. Fazemos algum tipo de panquecas 2 a 3 vezes por semana. Tento variar cereais e os restantes ingredientes, para que não sejam sempre iguais. As preferidas cá de casa são as de aveia (só com 3 ingredientes) e também faço regularmente as panquecas fofas que utilizei no bolo de 1º aniversário do Francisco.

Portanto, estas panquecas de aveia e banana acabaram por ser uma junção dessas duas receitas!

O que vão precisar para estas panquecas de aveia e banana?

panquecas de aveia e banana

Ovo – ovo pode ser substituído por “ovo de linhaça”. Em primeiro lugar, juntar 1 colher de sopa de sementes de linhaça moídas (ou chia) e 3 colheres de sopa de água morna. Deixar repousar uns minutos e, por fim, usar na receita normalmente. 

Bebida vegetal – se não usarem bebidas vegetais em casa, podem substituir ou por iogurte, ou leite normal. Podem usar outro tipo de líquido, mas a bebida vegetal ou leite (iogurte) oferece alguma gordura às panquecas, deixando-as mais húmidas. 

Flocos de aveia – também podem usar farinha de aveia, ou outra farinha do vosso gosto. Contudo, oara farinhas sem glúten, convém compensarem (com amido de milho, araruta ou polvilho), para dar mais coesão à massa. A aveia em teoria não tem glúten, mas a proteína da aveia tem um comportamento idêntico ao glúten, oferecendo a coesão necessária às massas. 

Banana – a banana vai adoçar estas panquecas, portanto, convém que seja o mais madura possível. Mas se não são fãs, recomendo este artigo com sugestões de substituição.

Em suma, não há nada mais fácil, é só bater os ingredientes todos no robot ou liquidificadora e cozinhar as panquecas.

panquecas de aveia e banana

Para quem não gosta de banana, podem sempre fazer a nossa receita de panquecas de maçã e aveia. A maçã é um ótimo adoçante natural, mas as panquecas tenderão a ficar mais enqueijadas e menos fofas.

Servi as panquecas ao pequeno Francisco com manteiga de amêndoa (receita aqui) e fruta. 

panquecas de aveia e banana

Panquecas de aveia e banana
Serve 30
Imprimir
INGREDIENTES
  1. 2 chávenas (170g) de flocos de aveia secos
  2. 1 banana madura
  3. 1 ovo (pode substituir por "ovo de linhaça" 1 colher de sopa de linhaça moída + 3 colheres de sopa de água morna)
  4. 1 chávena (250ml) de bebida vegetal a gosto (usei de amêndoa)
  5. 1 colher de chá de fermento para bolos
PREPARAÇÃO
  1. Em primeiro lugar, pré-aquecer uma frigideira anti-aderente (se necessário untar com óleo de coco ou azeite).
  2. Colocar todos os ingredientes num robot de cozinha ou liquidificadora e bater durante 1 minuto, até a massa ficar cremosa e homogénea.
  3. Por fim, com a frigideira em lume médio, dispor colheradas de massa na frigideira e deixar cozinhar 1-2 minutos de ambos os lados.
Na Cadeira da Papa https://www.nacadeiradapapa.com/

Também poderá interessar:

 

*esta publicação contem links de afiliados