Seja porque não comem ovos ou porque não têm ovos em casa, para fazer aquela receita que acabaram de ver na internet, deixo-vos as 8 formas de substituir ovo, até agora experimentadas por mim, com dicas de utilização em cada tipo de receita.

Há vários motivos para não se consumir ovo. Seja porque não se quer – dieta vegetariana – ou porque se é alérgico ou intolerante. As minhas duas filhas foram até aos 12 meses intolerantes. Sempre que comiam, vomitavam. Tivemos que esperar que crescessem e o seu organismo desenvolvesse, para tolerar e digerir o ovo. Juntamente com a minha dieta plant-based, experimento várias substituições ao ovo e seleccionei as minhas 8 preferidas.

substituir ovo

Sementes de linhaça

É o ingrediente que mais utilizo para substituir o ovo. Em pastelaria é o que corre melhor, tanto em receitas com ingredientes com glúten e sem glúten. E porque esta questão do glúten é importante? Porque em receitas que se usam ingredientes sem glúten, o ovo é muito útil para “colar” as massas. Neste sentido, as sementes de linhaça funcionam muito bem. 

Também uso muito quando preciso para unir massas de leguminosas, para bolinhas, hamburgueres ou almôndegas.

Sementes de chia

As sementes de chia funcionam da mesma forma que as sementes de linhaça. Não uso com tanta frequência para substituir o ovo, mas também é um ingrediente ao qual recorro, quando se trata de receitas de pastelaria, ou para unir massas à base de leguminosas.

Puré de maçã ou applesauce

Quando uso o applesauce para substituir ovo, faço só em parte. Ou seja, numa receita que leva demasiados ovos, substituo uma parte desses ovos pelo puré de maçã. A grande vantagem deste substituto, é que também corto do adoçante utilizado e na gordura. 

Mas quanto a mim, não é um substituto tão eficiente como os dois anteriores. Utilizo sobretudo em pastelaria, nomeadamente em queques e panquecas, que não requerem massas com tanta “estrutura”. Em massas sem glúten, estas não irão crescer e ficarão esfareladas com este substituto.

Banana

A banana foi dos primeiros substitutos do ovo que experimentei. Tal como o puré de maçã, funciona bem em bolos pequenos, ou panquecas, e ajuda a adoçar as massas. Contudo, pode deixar as massas bastante “enqueijadas”, dificultando a sua cozedura. 

Em massas sem glúten, a banana ajuda a colar um pouco, mas também não é o substituto ideal, para quem quer resultados fofos e coesos.

Gosto de usar este substituto em massas que são mais amargas, como as que tenham cacau.

Iogurte

De vaca ou vegetal, vai ajudar na consistência e textura das massas em pastelaria. Contudo, não funciona de todo como “cola” da massa. Normalmente uso como substituto parcial, de uma receita que leve muitos ovos. Funciona muito bem em massas de panquecas, por exemplo.

Abacate

Talvez dos substitutos menos populares. Funciona de forma muito semelhante à banana, com a excepção de não adoçar. 

Amido de milho ou farinha de araruta

Estes dois ingredientes funcionam da mesma maneira no que toca a pastelaria. Ambas ajudam a deixar as massas mais fofas. São ótimos substitutos do ovo, apesar de eu não os utilizar isoladamente como substituto. Gosto de usar o amido de milho ou a farinha de araruta, em complemento com os substitutos de ovo acima mencionados. 

Farinha de grão

Este é o substituto que uso em pratos salgados, como omeletes, tortilhas, ou semelhantes. A farinha de grão com água, fica uma massa coesa, que parece mesmo ovos batidos. 

Outros substitutos

Para quem gosta de ovos mexidos, é possível fazer “tofu” mexido, com a ajuda de curcuma e outros temperos. 

Ainda podem usar a água de cozedura de grão, para fazerem aquafaba. Batida com batedeira, assemelha-se a claras batidas em castelo. Há quem faça pavlovas, macarrons ou suspiros com este preparado. Ou ainda mousse, como esta mousse de chocolate.

O meu substituto preferido

No que toca a pastelaria, gosto de substituir ovo com combinações destes substitutos. Como banana, sementes de linhaça e amido de milho, ou só sementes e linhaça e amido de milho. Vai depender muito do tipo de receita e resultado pretendido. Uso o amido de milho para que a massa fique fofa, a banana se precisar de cortar muito no adoçante (em receitas com cacau, por exemplo), as sementes de linhaça para coesão.

 

Ler também:

Substituir manteiga em receitas

Substituir farinha em receitas

Substituir açúcares e adoçantes em receitas