Inspirada pelo pão de banana aqui do blog, resolvi fazer a recriação desta receita,  numa versão mais divertida e gulosa: pão de banana e alfarroba marmoreado. Os miúdos queriam que ficasse com o aspecto de uma zebra, mas bem, tenho que reconhecer as minhas limitações. 

Também, há muito que queria reescrever esta receita para simplificá-la. Acho que na versão original tem demasiados passos, que podiam ser resumidos em basicamente 2 (a experiência de cozinhar dá-nos isto).

O resultado final: muito apreciado! Os miúdos adoraram o aspecto e foi um dos lanches preferidos. Ao ponto que quase fiquei sem pão de banana para fotografar para este post. 

Este pão de banana e alfarroba…

… sem açúcar, adoçado naturalmente com as bananas e a maçã. Também, não contém leite ou derivados. Usamos a amêndoa e o azeite como fonte de gordura (prometo que não se sente o sabor do azeite).

Quanto aos ovos, podem substituir os dois ovos por duas colheres de sopa de sementes de linhaça moída misturadas com 6 colheres de sopa de água morna. Para um efeito mais fofo, podem adicionar amido de milho, ou mesmo uma colher de chá de bicarbonato de sódio, com uma colher de sopa de sumo de limão. Os “ovos de linhaça” podem juntar à mistura de líquidos da liquidificadora. Já o bicarbonato de sódio juntem à mistura seca de farinha. 

Pão de banana e alfarroba marmoreado
Imprimir
INGREDIENTES
  1. 3 bananas bem maduras (+ 1 opcional para colocar por cima)
  2. 1 maçã
  3. 1/2 chávena (cerca de 120ml ou 90gr) de azeite, ou óleo de coco, ou outro óleo vegetal
  4. 2 ovos
  5. 1/2 chávena (cerca de 50gr) de amêndoas raladas, ou outro fruto seco a gosto (nozes, avelã, etc)
  6. 1 chávena (cerca de 150gr) de farinha de espelta (pode substituir por trigo)
  7. 2 colheres de chá de fermento para bolos
  8. 1 colher de café de canela (opcional)
  9. 3 colheres de sopa de alfarroba em pó ou farinha de alfarroba
PREPARAÇÃO
  1. Pré-aquecer o forno a 180º.
  2. Preparar uma forma de bolo inglês pequena, pincelando com azeite, ou forrando com papel de vegetal.
  3. Numa liquidificadora ou robot de cozinha colocar as 3 bananas, a maçã descaroçada (pode ir com casca), o azeite e os ovos. Triturar até obter um puré homogéneo.
  4. Numa taça, colocar a amêndoa ralada, a farinha e o fermento. Misturar com as varas de arame e juntar o puré anterior.
  5. Envolver bem até ficar sem grumos. Separar a massa em 2 partes e juntar a alfarroba a uma das parte.
  6. Dispor as duas massas alternadas na forma e levar ao forno por 35-40 minutos (ir verificando com um palito).
Notas
  1. Pode-se substituir as 3 colheres de alfarroba em pó ou farinha de alfarroba, por 1 colher de sopa de cacau cru em pó.
Na Cadeira da Papa https://www.nacadeiradapapa.com/

Poderá interessar