Ontem, antes de me deitar e enquanto deambulava pelo Facebook, vi um vídeo de um pãozinho caseiro rápido, que só levava 2 ingredientes: iogurte e farinha. Não guardei a página, nem sequer fixei o nome (se alguém encontrar, por favor envie-me para referir neste post). 

Quando acordei hoje de manhã, resolvi fazer aquela receita que tinha ficado na cabeça. Meio incrédula a achar que tinha sonhado, mas que um grande número de seguidores no Instagram me confirmou que também tinha visto.

Pus mãos à obra, experimentei e a primeira fornada de pãozinho desapareceu num ápice. Fiz uma segunda para fotografar para este post e já vai a meio também. Os miúdos adoraram o sabor e a textura e estão a devorar este pãozinho caseiro.

pãozinho caseiro rápido com compota

Receita de pãozinho caseiro rápido

Como disse acima, este pãozinho caseiro só leva 2 ingredientes: iogurte e farinha (com fermento). Leva apenas 5 minutos a formar a massa e 10 minutos no forno. Para além disso, usamos a medida do iogurte para medir a farinha! 

Portanto, por um copo de iogurte usam 1 copo e meio de farinha com fermento. Se usarem uma farinha sem fermento, devem juntar uma colher de café de fermento para bolos. Eu experimentei com farinha de trigo branca, mas podem usar uma mistura de farinha branca e integral, ou farinha espelta. Não recomendo usar totalmente integral, pois o pãozinho não ficará tão fofo. Mas experimentem as farinhas que mais gostarem e digam-me como ficou.

Quanto ao iogurte, usei natural. Podem usar um iogurte normal, grego, ou vegetal. Não recomendo o uso de iogurtes de aromas, porque vai deixar sabor e adoçar a massa e deixa de ser um pãozinho.

Por fim, eu juntei uma pitada de sal. Na receita original não colocavam, mas acho que aqui ajudou a ficar com um sabor mais parecido com pãozinho tradicional. 

pãozinho caseiro rápido

Como formar as bolinhas?

Primeiro forme uma bola grande e lisa. Corte em 6 partes (no caso de fazer uma porção da receita)

massa de pãozinho caseiro rápido

De cada uma destas partes forme bolas com as mãos.

bolinhas de massa

Sugestões de adaptação

Podem transformar este pãozinho caseiro, num pãozinho de alho e oregãos, juntando alho em pó e orgãos secos à massa. Deve ficar uma delícia.

Também, podem espalmar, ou esticar com o rolo e cozinhar numa frigideira, fica uma espécie de pão naan indiano. É maravilhoso com manteiga, alho e coentros.

Pode ser uma boa opção de massa fofa para pizza. Basta moldarem em forma de disco, colocar os ingredientes e levar ao forno. Não necessita de levedar ou pré-cozer.

Pãozinho caseiro rápido
Serve 6
Imprimir
INGREDIENTES
  1. 1 copo (120-125ml) de iogurte natural
  2. 1 + 1/2 copo de farinha com fermento
  3. 1 pitada de sal (opcional)
Indicações
  1. Pré-aquecer o forno a 200º.
  2. Numa taça colocar o iogurte. Usar o mesmo copo para medir a farinha e juntar o sal.
  3. Misturar tudo com uma colher até unir e passar a amassar com as mãos.
  4. Formar uma bola grande e dividir em 6 partes.
  5. Formar bolas mais pequenas e colocar num tabuleiro forrado.
  6. Levar ao forno por 10-15 minutos (até as bolinhas ficarem douradas).
Notas
  1. Se não tiver farinha com fermento, use a farinha sem fermento e adicione uma colher de café de fermento para bolos.
  2. Para iogurtes gregos ou cremosos será necessário acrescentar mais farinha (máximo mais 1/2 copo de iogurte)
Na Cadeira da Papa https://www.nacadeiradapapa.com/

Poderá interessar:

EDIT: uma leitora encontrou a receita original! Yupi!!! A receita é da Aillen Coz Blundell do projecto Baby-Led Feeding. Podem encontrar a receita dela aqui: 2 ingredient Bread Rolls