Recentemente deparei-me com a necessidade de cozinhar sem cereais para uma pessoa próxima. E um dos desafios que me coloquei era o de fazer pão sem glúten. Deparei-me com uma receita de pão que me despertou a curiosidade. Foi um verdadeiro sucesso entre todos, miúdos incluídos!

Não tenho nada contra o glúten. Eu consumo e os meus filhos também. Mas tenho consciência que muita gente vive com a restrição de ter que fazer uma dieta isenta de glúten. Por isso, procuro sempre ter receitas que sejam inclusivas.

Esta receita de pão sem glúten é uma excelente forma de introduzir a amêndoa na alimentação dos pequenos. Apesar de não se unânime a idade da introdução dos frutos secos, é bastante consensual que esta introdução deva ser feita através de pastas (manteiga de amêndoa) ou o fruto seco moído.

É também uma boa forma de variar os pães aí em casa. Nesta receita, não é preciso que o pão fermente, e mantém-se fofinhos durante vários dias.

pão sem glúten de amêndoa, em prato azul, com um pão aberto e barrado com compota.

Psyllium husk

Para esta receita trabalhei com um ingrediente que nunca tinha usado: psyllium husk. Trata-se de uma fibra muito rica, proveniente da casca da semente do psílio. A psyllium husk tem propriedades laxantes e é muitas vezes utilizada para tratamento de obstipação. Quando esta fibra entra em contacto com líquidos, ganha uma consistência viscosa e elástica, semelhante ao glúten dos cereais. De uma forma geral, pode ser utilizada em adição a farinhas sem glúten, na substituição em receitas com farinhas com glúten.

E perguntam vocês: e onde se encontra isso? Podem encontrar em lojas de produtos biológicos (aqui no Porto encontram na Maçaroca, por exemplo), supermercados como o Celeiro, ou online em sites como o da Prozis*. É um pouco caro (ronda os 30€/kg), mas usa-se muito pouco de cada vez. Prometo-vos que vai valer a pena. Pode substituir o psyllium husk por goma xantana, em metade da quantidade pedida na receita.

*link sem afiliação

Receita de pão sem glúten de amêndoa

ingredientes para pão sem glúten de amêndoa: amêndoa, psyllium husk, vinagre, fermento em pó, sal, ovos e sementes de sésamo

Não se assustem com a quantidade de ingredientes, prometo que é uma receita simples, simples. Tirando o psyllium husk, tudo o resto é bastante normal.

A amêndoa será reduzida a farinha, por isso, podem também usar farinha de amêndoa de compra. Começamos por juntar a farinha de amêndoa, o psyllium husk, o fermento e o sal e misturamos.

procedimentos do pão sem glúten de amêndoa

Por fim, juntamos o vinagre, os ovos e água a ferver, batendo com a batedeira.

Moldamos em pequenas bolinhas, levamos ao forno e já está! Podem também cozer em forma de bolo inglês, para fazer um pão de forma. No entanto, como é uma massa pouco densa, o pão pode deformar ao cortar em fatias.

prato azul com pão sem glúten de amêndoa
Pão sem glúten de amêndoa
Serve 12
Imprimir
INGREDIENTES
  1. 150g de amêndoas (ou farinha de amêndoa)
  2. 40g de psyllium husk
  3. 10g de fermento
  4. 1 colher de chá de sal (opcional)
  5. 2 colheres de chá de vinagre (usei de maçã)
  6. 2 ovos
  7. 225ml de água a ferver
  8. sementes de sésamo q.b. (opcional)
PREPARAÇÃO
  1. Pré-aquecer o forno a 175º.
  2. Numa picadora ou robot de cozinha, moer as amêndoas até ficar em farinha.
  3. Colocar a água a ferver.
  4. Numa taça colocar a farinha de amêndoa, o psyllium husk, o fermento e o sal. Misturar bem.
  5. Juntar o vinagre e os ovos e começar a bater com uma batedeira. Ir juntando a água gradualmente até ficar tudo bem misturado, mas sem bater demais. Deve ficar com uma massa viscosa, mas moldavel.
  6. Num tabuleiro forrado com papel vegetal, colocar bolinhas de massa espaçadas (a massa cresce bastante).
  7. Levar ao forno por 35-45 minutos (dependendo do tamanho das bolinhas).
Notas
  1. Se fizer um pão de forma, aponte para 40-50 minutos de tempo de cozedura.
Na Cadeira da Papa https://www.nacadeiradapapa.com/

Leia também

Bolo simples de amêndoa – 3 ingredientes

Glúten – a minha opinião e informações importantes

Substituir farinha em receitas

4 receitas de papas de aveia

4 receitas de panquecas de aveia