Não é novidade que as miúdas ajudam imenso na cozinha, nas mais variadas tarefas. Há algum tempo que ando a ensinar a L. a medir e a dar-lhe alguma autonomia para realizar receitas. Uso mais os bolos para esse efeito, pois a sua preparação não requer mexer em quente ou instrumentos cortantes. Foi assim que me lembrei de fazer um bolo de iogurte com ela, mas que fosse ela a fazê-lo do princípio ao fim, sozinha!

Mas como lhe dar a receita, se ela não sabe ler? A escolha do bolo de iogurte não foi ao acaso. É o primeiro bolo que muitos de nós aprende a fazer, pois o copinho do iogurte serve de medida para os restantes ingredientes, tornando-se mais simples de ser feito por crianças. 

Peguei na receita de bolo de iogurte que fazemos cá em casa, nos meus dotes de illustrator e fiz umas instruções para a L. interpretar e fazer o seu bolo de iogurte. Coloquei a teste e com muito pouca ajuda ela seguiu todos os passos com sucesso.

Apesar de ainda não saber ler, a L. conhece todas as letras do alfabeto. Muitas das vezes fazemos jogos com elas. Um deles é dizer uma letra, e ela tem que sugerir um nome ou objecto começado por essa letra. Tendo esta prática, para ela foi simples identificar a primeira letra de cada palavra e associar a um ingrediente. Para isso, deixei todos os ingredientes que ela iria precisar à sua disposição. Também foi simples para ela seguir a sequência dos passos, atendendo aos números.

E assim começámos. Eu só fotografei e confirmei quando ela me perguntava se era o ingrediente que ela tinha na mão.

Até a mana deu uma ajuda!

Acabámos com um bolo delicioso, aprovado por todos! A L. ficou muito orgulhosa de ter feito o bolo todo sozinha e de ter conseguido “ler” uma receita.

E este post não ficaria completo sem duas coisas: a receita e as instruções para fazerem com os vosso pequenos aí em casa!! 

Receita para os mais pequenos 

Tenho dois tipos de instruções da receita para as crianças. O que vêem aqui no post, com palavras, que é apropriado a crianças que já saibam ler ou conheçam algumas letras e associem aos nomes (como a L.). E um segundo, apropriado a crianças mais pequenas, sem os ingredientes descritos, mas com símbolos que podem imprimir e colar às embalagens dos ingredientes, para as crianças reconhecerem. 

Podem descarregar para imprimir e experimentarem aí em casa:

Instruções com palavras

Instruções com ícones

 

Bolo de Iogurte
Imprimir
INGREDIENTES
  1. 2 iogurtes naturais (de 120-125ml) - pode-se usar vegetais
  2. 2 ovos
  3. 1 copo de açúcar mascavado ou outro adoçante a gosto (usei de coco)
  4. 1 copo mal cheio de óleo vegetal (usei de coco)
  5. 1 colher de chá de essência ou aroma de baunilha (opcional)
  6. 4 copos de farinha de trigo ou espelta
  7. 4 colheres de chá de fermento para bolos
PREPARAÇÃO
  1. Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma com o óleo usado
  2. Numa taça colocar os iogurtes, os ovos, o açúcar, o óleo e a essência de baunilha. Misturar com as varas.
  3. Juntar a farinha de trigo e o fermento. E envolver até ficar sem grumos.
  4. Colocar a massa na forma.
  5. Levar ao forno por 30-35 minutos ou até o palito sair limpo.
Notas
  1. Usar o copo de iogurte como medida para os restantes ingredientes
Na Cadeira da Papa https://www.nacadeiradapapa.com/