Se esta é a melhor receita de waffles? Não sei. Mas a malta cá em casa pede quase todos os dias para a fazer e vai daí, que de momento é a receita de waffles preferida. E honestamente, já fiz tantas variações desta mesma receita, que até para mim se tornou numa das favoritas, e sai sempre, sempre bem.

De onde surgiu esta receita de waffles?

Quem segue o blog sabe que já existem duas receitas de waffles aqui no blog: as waffles clássicas e as waffles sem ovo. E honestamente, temos vivido muito bem com estas duas receitas.

Mas certo dia deu-me na gana de explorar usar polvilho doce. A primeira coisa que fiz, básica, juntar polvilho e ovo, enfiar na maquina de waffles e perceber o que saía dali. A massa tufou com o calor e a waffle que saiu de lá era bastante elástica. A minha miúda mais velha delirou, os outros dois nem por isso. Vai daí, comecei a experimentar vários racios de polvilho e farinha convencional, e perceber o que resultava. Mais farinha obtemos uma waffle mais “seca”, mais polvilho a waffle fica mais elástica por dentro. Actualmente fazemos meio-meio e toda a gente sai satisfeita. 

Prato de waffles regadas com mel com morangos

Mas precisamos de máquina de waffles?

Sim. Por causa do polvilho, a massa estufa bastante e precisa de ficar ali contida nas placas da máquina. Vai daí que esta poderá não ser a receita ideal para transformar em panquecas, como outras. Se não possuem máquina de waffles, podem sempre dar uma vista de olhos aqui, onde encontram opções a vários preços.

O que vão precisar para esta receita de waffles?

Esta é a combinação base que uso para as nossas waffles, mas podem fazer alguns ajustes, de acordo com as vossas preferências e os ingredientes que têm em casa. 

Polvilho doce – eu uso polvilho doce, mas honestamente, nunca experimentei usar polvilho azedo. Sei que interferirá ligeiramente com o sabor da waffle, mas usem o que estão habituados. O impacto na textura será igual. Podem também usar outro tipo de amidos, como amido de milho, a famosa “maizena”.

Farinha de trigo – aqui, podem ser criativos, eu já fiz com farinha de espelta, com farinha de aveia, farinha integral, mistura de farinhas. E olhem, nunca me falhou, sai sempre, sempre bem. Portanto, usem o que gostam mais. 

Fermento – diria que o fermento é facultativo, às vezes faço com fermento, outras vezes sem fermento. O fermento ajuda a massa a ficar mais fofa, sem fermento fica mais elástica. Cá em casa gostam das duas. Se usarem farinha com fermento, prescindem de colocar mais. 

Ovo – podem usar ovos de galinha, ou para uma versão sem ovo, ovo de linhaça ou de chia. Eu já fiz com ambos e saiu igualmente bem. Usando ovo de linhaça ou de chia, devem juntar mais um pouco de líquido.

Leite – ou bebida vegetal. No entanto, as bebidas vegetais tendem a ter menos gordura que o leite de vaca, o que pode resultar numa waffle mais seca. Nesse caso, se preferirem, juntem mais um pouco de gordura para uma waffle mais húmida e elástica. 

Manteiga – aqui também podem usar a gordura que preferirem, entre manteiga, óleo de coco, ou outro que prefiram. A gordura vai ajudar a waffle a ficar mais estaladiça por fora. 

Açúcar – O açúcar é facultativo, ou podem trocar por qualquer adoçante à vossa escolha. A quantidade a usar também é bem pequena, e podem sempre ajustar para colocar ainda menos. Não terá grande impacto no resultado final. 

Baunilha – outro ingrediente facultativo, ou até podem aromatizar a waffle com outros sabores, como raspa de limão e/ou laranja, ou canela. 

Waffles
Serve 6
Imprimir
INGREDIENTES
  1. 1/2 chávena de polvilho doce (ou azedo)
  2. 1/2 chávena de farinha de trigo
  3. 1 colher de café rasa de fermento
  4. 1 colher de sopa de açúcar amarelo (opcional)
  5. 1/2 chávena de leite
  6. 1 ovo
  7. 1 colher de sopa de manteiga derretida
  8. 2 gotas de essência de baunilha (opcional)
PREPARAÇÃO
  1. Coloque a máquina de waffles a aquecer.
  2. Numa taça comece por juntar os ingrediente secos (polvilho, farinha, fermento, açúcar) e misture. Ajuda a massa a ficar mais uniforme, pois o polvilho tende a criar grumos em contacto com líquidos.
  3. Junte os ingredientes líquidos (leite, ovo, manteiga e essência) e mistura até ficar com uma massa sedosa.
  4. Coloque colheradas de massa na máquina de waffles (não encha demais, pois a massa tende a estufar com o calor) e deixe cozinhar até ficar dourado.
  5. Sirva com frutas, mel, ou o que mais gostar.
Na Cadeira da Papa https://www.nacadeiradapapa.com/

 

Se gostou desta receita de waffles, poderá interessar:

 

*esta publicação contem links de afiliados