Pratos de orzo têm sido frequentes cá em casa, seja um orzo cremoso como este, ou uma das infinitas variações que já fizemos por cá. É daquelas receitas que saem sempre bem para um jantar rápido, ou um prato limpa frigoríficos. Só precisam de 20 minutos, um tacho, ingredientes e claro, orzo.

O que é orzo?

Orzo é mais conhecido em Itália por risoni por ser uma massa com um formato pequeno semelhante ao de um grão de arroz. É feito a partir de farinha de trigo ou semolina, como outras massas italianas. Em Portugal encontramos variações desta massa com os nomes de pevide e pontinha, que tipicamente usamos em canja ou sopas. 

Podem fazer de tudo com estas massas pequenas, como saladas, guizados, ou um orzo cremoso como este. 

O que vão precisar para este orzo cremoso?

Faço inúmeras variações deste prato, e nunca me falha. Podem facilmente ajustar os ingredientes ao que tiverem em casa ou preferirem, adicionar outros, tendo em atenção aos tempos de cozedura visto que o orzo coze rápido.

Orzo – como expliquei acima, podem usar pevide ou pontinha, ou qualquer massa pequena que tenham em casa a precisa de ser gasta, como pérolas, estrelinhas ou até letrinhas. 

Natas – é o ingrediente que dará cremosidade ao prato, mas podem substituir por natas vegetais, por exemplo, ou cajus demolhados e triturados, como mostro aqui.

Ervilhas – ou qualquer outra leguminosa que prefiram. Pela minha experiência feijão branco cozido e lentilhas coral são as opções que funcionam melhor.

Curgete – ou espargos, brócolos (cortados pequeninos), couve-flor (cortada pequenina), cogumelos laminados, etc. Podem usar qualquer uma desta alternativas, ou até combinarem a gosto. Tenho apenas cuidado com o tamanho dos pedaços para garantir que cozinham nos 10 minutos da massa. 

Alho – pessoalmente amo pratos com bastante alho, mas se não são fãs podem sempre usar cebola ou alho francês.

Ervas aromáticas – costumo usar uma mistura de ervas secas italianas, mas até aqui já variei e usei salsa fresca, ou coentros frescos ou secos. 

Limão – É completamente opcional, mas na minha opinião oferece frescura ao prato e eu adoro. Mas nem toda a gente aqui em casa gosta, e por isso coloco no final no prato. 

Orzo cremoso
Serve 3
Imprimir
INGREDIENTES
  1. 2 dentes de alho picados
  2. 1 colher de sopa de azeite
  3. 1 chávena de orzo
  4. 1 chávena de ervilhas (congeladas)
  5. 1 curgete (média) cortada aos cubos
  6. 2 chávenas de água a ferver
  7. 1/2 pacote de natas (100ml)
  8. sal, pimenta e ervas aromáticas a gosto
  9. sumo de 1/2 limão (opcional)
PREPARAÇÃO
  1. Num tacho colocar o azeite e o alho picado alourar.
  2. Juntar a curgete e as ervilhas e deixar suar por cerca de 2 minutos.
  3. Juntar o orzo e envolver. Juntar a água a ferver, as natas e os temperos.
  4. Mexer ocasionalmente para o orzo não colar, em lume medio, deixando cozinhar por 10 minutos.
  5. Juntar o limão e servir de imediato.
Sugestão
  1. Podem juntar queijo parmesão ralado já no prato.
Na Cadeira da Papa https://www.nacadeiradapapa.com/

 

Se gostaram deste orzo cremoso, vejam também:

One-Pot Pasta

One-Pot Pasta (com video)

Esparguete com molho de caju cremoso