Muitas vezes olhamos para fruteira e vemos aquela ou aquelas bananas probrezinhas e maduras que mais ninguém vai comer. Podem fazer várias coisas, como congelar para gelados e batidos, mas para mim, e os miúdos cá em casa, a nossa forma favorita se as consumir é numa destas receitas de panquecas de banana.

As bananas são ótimos adoçantes em receitas. Facilmente fazemos um bolo, panquecas ou queques, sem a necessidade de adicionar mais açúcar. Evitamos o desperdício destas bananas e cozinhamos de forma mais saudável para as nossas famílias. É só mais valias!

Sem mais demoras, vamos às cincos formas de cozinhar panquecas de banana com receitas que encontram aqui no blog.

 

panquecas de banana

Panquecas de banana e maçã

Foi das primeiras receitas de panquecas que coloquei aqui no blog, e para além de usar bananas maduras, podem também dar conta daquelas maçãs enrugadas que já ninguém pega. Esta receita não leva ovos, nem ingredientes atípicos. 

 

panquecas de banana e alfarroba

Panquecas de alfarroba e banana

A alfarroba dão um sabor a chocolate a estas panquecas, e é uma alternativa a quem não quer consumir cacau. Esta receita também não leva ovos, e os ingredientes são facilmente substituíveis por similares (podem ver na receita essas sugestões).

 

bolo de aniversário

Bolo de panquecas

Esta receita passa meio despercebida no blog, mas a base destas panquecas é a banana. Se não para um bolo de aniversário bem fofo, são umas ótimas panquecas de banana para um pequeno-almoço ou lanche. 

 

panquecas de aveia e banana

Panquecas de aveia e banana

Estas panquecas são das preferidas cá em casa, e fazemos várias vezes em repeat. Não têm como sair mal e usa ingredientes básicos que temos em casa. Se não quiser usar o ovo que há nesta receita, tem alternativa, na receita de panquecas de banana a seguir. 

 

panquecas de aveia e banana sem ovo, num prato cinzento com nozes e morangos

Panquecas de aveia e banana sem ovo

Estas panquecas são semelhantes as anteriores, mas são feitas sem ovo, para quem for alérgico, não consumir ovo, ou porque simplesmente acabaram os ovos em casa.

 

Dicas para fazer panquecas de banana

O segredo para as panquecas perfeitas, para além de uma receita infalível como as de cima, é também uma boa frigideira anti-aderente. Estas frigideiras são boas adições a nossa cozinha, mas requerem alguns cuidados como evitar raspar ou riscar com utensílios metálicos. Em alternativa, podem usar espátulas de silicone para virar as panquecas enquanto cozinha. 

Se fizer panquecas a mais, pode sempre congelá-las. Mostro como aqui.

 

 

*esta publicação contem links de afiliados