Hoje é terça-feira de Carnaval, em muitos países celebrada como Dia da Panqueca. Lembro-me vagamente de comemorarmos o Dia da Panqueca na minha escola primária, com a professora de Inglês, mas nunca me lembrei em que dia, nem sequer que altura do ano se tratava. Ontem, assim só por acaso, o meu mural de Facebook recheou-se de imagens, receitas e hashtags alusivos a este dia. Como podia passar ao lado sem comemorar com estas panquecas de banana e maçã?

Resolvi procurar uma nova receita de panquecas e recorri a um blog que já havia falado aqui: My Lovely Little Lunch Box. Adoro tudo no blog, as receitas, as fotografias, as ideias e dicas. Encontrei uma receita de panquecas de cenoura, maçã e passas, onde me inspirei para criar a minha receita de panquecas de banana e maçã. 

Receita das panquecas de banana e maçã

Para começar, tirei tudo o que eram as especiarias que a Kayla coloca na receita. Sou uma “cozinheira” mais devota dos sabores naturais dos alimentos e das suas combinações. O que não quer dizer que não use especiarias ou temperos. Uso (já viram que sim). Mas vamos começar com uma base simples e depois, se vir necessidade, acrescento o que for preciso.

Em primeiro lugar, surgiu-me um problema: o ovo. Já todos conhecem o meu drama com o ovo. Tinha que substituir, por todas as razões e mais algumas. Há uns tempos li algures que podia substituir um ovo por uma banana, que a nível de consistência nas massas que seria muito idêntico. Tinha que experimentar. Bom, se ponho banana, posso roubar ao açúcar… e não pôr açúcar nenhum? Done! Vamos passar o iogurte grego para o iogurte que a T. come, tirar o leite, e… ups, não tenho cenouras… bom, ponho o dobro da maçã! Tiro daqui as passas, reduzo a receita para metade, é que 12 panquecas, são muitas panquecas!

E assim nasceu a receita de panquecas de banana e maçã. Minha gente, são ótimas!! A T. devorou a dela, enquanto fiz uma para mim. Como é possível?

panquecaingredientes copy

Instruções

Panquecas de banana e maçã
Serve 6
Imprimir
Ingredientes
  1. 1 banana
  2. 1 maçã
  3. 1 iogurte natural
  4. 3/4 de chávena de farinha com fermento
  5. 1 colher de café de fermento para bolos
Instruções
  1. Triturar a banana e a maçã em puré.
  2. Misturar o iogurte até obter uma textura homogénea.
  3. Juntar a farinha e o fermento e mexer bem.
  4. Numa frigideira anti-aderente limpa, ou pincelada com azeite ou óleo de coco, em lume brando, colocar colheres da massa e deixar cozinhar bem de cada um dos lados (aproximadamente 2 minutos de cada lado).
  5. Comer simples (que são tão boas) ou acompanhar com doce, compota ou mel (isto para os mais crescidos).
Instruções para robot de cozinha
  1. Triturar a banana e a maçã em puré 1min/vel7.
  2. Misturar o iogurte e misturar 30seg/vel4.
  3. Juntar a farinha e o fermento e misturar 30seg/vel4.
  4. Numa frigideira anti-aderente limpa, ou pincelada com azeite ou óleo de coco, em lume brando, colocar colheres da massa e deixar cozinhar bem de cada um dos lados (aproximadamente 2 minutos de cada lado).
  5. Comer simples (que são tão boas) ou acompanhar com doce, compota ou mel (isto para os mais crescidos).
Notas
  1. Se começar a notar que a massa fica em tom rosa/laranja, não se assuste, é a maçã a oxidar, mas sem problema.
Na Cadeira da Papa https://www.nacadeiradapapa.com/
panqueca2

panqueca3

panqueca4

Parece que alguém gostou muito!