Sempre que publico receita para panquecas, perguntam-me sempre como as faço tão redondinhas, fofinhas, e como não saem queimadas. Como faço para ter sempre panquecas perfeitas. Em primeiro lugar, é um processo de aprendizagem e quanto mais fizerem, mais rapidamente aprendem a dominar o processo. Contudo, deixo-vos algumas das minhas dicas para conseguirem fazer em casa aquelas panquecas bem redondinhas e fofas. 

1. Domine uma receita básica

Vamos começar pelo princípio e se realmente não tem muita experiência a fazer panquecas, comece por uma receita clássica: farinha, leite, ovos e manteiga. Depois de praticar bastante uma receita deste género, de perceber a consistência certa da massa e intensidade da frigideira, aventure-se noutras receitas de panquecas.

2. Ingredientes à temperatura ambiente

É uma dica recorrente em pastelaria e pode beneficiar bastante ao fazer panquecas perfeitas. Se tiver todos os ingredientes à temperatura ambiente, é meio caminho para um resultado perfeito. 

3. Consistência da massa

A massa deve ter a consistência de uma mousse, ou iogurte grego, não muito líquida. Deve escorrer da colher muito lentamente. Isto vai assegurar que a massa se espalha mais uniformemente na frigideira, para além de conseguir panquecas mais fofas.

Se acabar com uma massa muito líquida, adicione mais farinha da que estiver a usar na receita de panquecas. Coloque uma colher de sobremesa de cada vez e vá testando a consistência.

Se por outro lado, acabar com uma massa que nem sequer descola da colher, adicione mais do líquido que estiver a usar (leite, bebida vegetal, etc). 

4. Não bata demasiado a massa

Existe uma certa tendência em bater demasiado a massa das panquecas para que fique sem grumos. Isto vai fazer com que a massa perca a capacidade de crescer quando for aquecido, resultando em panquecas mais densas e massudas. Uma vara de arames pode ser um bom instrumento para misturar massas, mas evite bater demasiado com elas. Um espátula em movimentos envolventes é o método que prefiro.

5. Deixe a massa repousar

Não necessita de ser muito tempo, basta o tempo de pré-aquecer a frigideira. Nem sempre sigo esta dica (só em panquecas específicas), pois há alguma pressa de manhã em ter panquecas feitas. Mas se tiverem esse tempo, experimentem deixar a massa descansar um pouco antes de colocar na frigideira. 

6. Use uma boa frigideira

Tenha uma frigideira de boa qualidade para fazer as suas panquecas perfeitas. Idealmente que seja anti-aderente, ou em material que não cole a massa. Pode untar a frigideira com um pouco de manteiga ou óleo de coco, pincelando ao de leve, ou passando com papel de cozinha em toda a superfície.

7. A frigideira deve estar numa intensidade média

Não vos consigo dar um valor preciso para colocarem o vosso fogão, porque são todos diferentes. Na minha placa de indução em casa uso a intensidade 7 (vai do 1-10), mas na minha placa de indução portátil uso a intensidade 2 (também vai do 1-10). A dica que deixo é colocarem a mão sobre a frigideira, sentir o seu calor, sem sentir que está a queimar a vossa a mão. Essa deverá ser a temperatura ideal.

Mas mais uma vez, assim que dominarem a técnica de fazer panquecas, fazendo muitas vezes, vão encontrar a intensidade ideal para as fazer.

8. Não molde as panquecas

Na hora de colocar a massa na frigideira, resista à tentação de moldar as panquecas com a colher. Deixe e massa cair sempre no mesmo sítio, escorregando lentamente da colher. Isso vai fazer com que a massa espalhe naturalmente tomando uma forma mais redonda.

9. Virar no momento certo

O maior erro da maioria das pessoas ao fazer panquecas é virar as panquecas cedo demais. A panqueca deve ser virada quando começar a ganhar bolhas no topo e a borda começar a ficar. Isto garante que cozinha igualmente dos dois lados e a conseguir panquecas mais altas e fofas.

10. Não empilhar

Evite empilhar as panquecas assim que saem da frigideira. Isso vai deixa-las muito moles e sem graça. Deixe arrefecer individualmente antes de servir. 

 

Receitas para panquecas perfeitas