Panquecas fofas de aveia [desde os 6 meses]
As minhas clássicas panquecas de aveia tinham um problema. Apesar de saborosas e muito apreciadas cá em casa, ficam sempre um pouco massudas. Eu sei porquê. A aveia não tem glúten, que é elemento importante para a fofura das massas. Como cá em casa gostamos muito de panquecas de aveia, mas não rejeitamos umas belas panquecas fofas, andei em testes para conseguir uma receita de panquecas fofas de aveia. E consegui!
O segredo é simples: amido de milho. O amido de milho ajuda que as massas fiquem realmente fofas, seja em panquecas, bolos ou queques. Quem não quiser usar amido de milho, tem como alternativa a farinha de araruta, que tem efeito igual. Encontram, tanto o amido de milho como a farinha de araruta, em loja com produtos biológicos.
Este é a classico exemplo que falo no post “Farinha ou flocos triturados?”. Aqui podem usar flocos de aveia triturados, mas se usarem farinha de aveia, o resultado será ainda mais fofo!
- 1 colher de sopa de sementes de linhaça (moída na hora)
- 1 chávena de farinha de aveia (ou flocos de aveia triturados)
- 1 colher de sopa de amido de milho ou farinha de araruta
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 1 colher de sopa de açúcar de coco (opcional)
- 1 chávena de leite/bebida vegetal (usei de aveia)
- 1 colher de sopa de óleo de coco derretido
- Numa taça, colocar as sementes de linhaça moídas, a farinha de aveia, o amido de milho, o fermento e o açúcar. Misturar bem com varas.
- Juntar o leite/bebida vegetal o óleo de coco e misturar até a massa ficar sem grumos.
- Colocar uma frigideira anti-aderente a aquecer em lume médio. O tempo que levará a aquecer, será o tempo das sementes de linhaça actuarem na massa.
- Colocar colheradas de massa na frigideira e deixar cozinhar 1-2 minutos de cada lado (dependendo do tamanho e espessura da panqueca).
- No copo, colocar as sementes de linhaça e pulverizar 10seg/vel10. Juntar a farinha de aveia, o amido de milho, o fermento e o açúcar, e mistura 30seg/vel4.
- Juntar o leite/bebida vegetal o óleo de coco e misturar 1min/vel4.
- Colocar uma frigideira anti-aderente a aquecer em lume médio. O tempo que levará a aquecer, será o tempo das sementes de linhaça actuarem na massa.
- Colocar colheradas de massa na frigideira e deixar cozinhar 1-2 minutos de cada lado (dependendo do tamanho e espessura da panqueca).
- 1 chávena mede 250ml (1 xícara em português do Brasil)
- Para que bebés de 6 meses possam comer estas panquecas, recomenda-se que não se coloque o açúcar de coco.
(voltei a ter mãos pequeninas e fofinhas para fotografar!)
O prato é da marca ekoala, à venda na loja aMaMa.
11 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos
Óptimas, leves e fofas!
Aprovadissimas 🙂
Olá, pode mesmo dar-se linhaça a partir dos 6 meses?!
Olá! Sim, não tem qualquer inconveniente.
Como não tinha óleo de coco pus um pouco de coco ralado para dar sabor. Ficaram muito boas 🙂
Olá! Adoro as suas receitas! Sigo atentamente as suas dicas e adoro 🙂 Tenho uma questão nesta receita. Eu tenho farinha de linhaça porque não tenho um processador que consiga moer as sementes. Será que há problema de colocar a farinha em vez da sementes moídas? Obrigada e beijinhos 🙂 :*
Olá! Haverá hipótese de substituir a bebida vegetal por outro ingrediente que não seja liquido?
obrigada!
Olá. Não sei se percebi a pergunta. Sem ingredientes líquidos, a massa fica simplesmente farinha…
Olá!
Acabei de fazer as panquecas mas ficaram massudas. Parece-me que deve ter sido porque o amido de milho já estava uns meses fora de prazo (não faz mal à saúde mas não deve ter o mesmo efeito que se pretende para ficarem mais fofas) e a linhaça não ficou bem moída (muito pouca quantidade para a Bimby). Será que se pode usar linhaça já moída?
Obrigada!
[…] Panquecas fofas de aveia […]
[…] Panquecas fofas de aveia […]
[…] Panquecas fofas de aveia […]