Ainda me lembro do meu pânico inicial, quando saí da consulta com a pediatra com a lista de legumes para as primeiras sopas. E agora? Bom, o esquema era simples, e já mostrei aqui no blog. Faltava saber a ordem pela qual iria introduzir os diferentes vegetais.

Acabei por usar mais ou menos a mesma ordem com os três. São essas primeiras 7 sopas que vos trago hoje. 

Em primeiro lugar, segui a lista dada pela pediatra, com os vegetais reunidos em 4 grupos. Encontram essa lista AQUI. Depois defini um regra simples. A cada sopa introduzia apenas um legume novo, e os outros 4 mantinha legumes previamente introduzidos. 

Comecei com a sopa básica de batata, cenoura, cebola e alface, sem grande motivo. Apenas, pelos relatos que fui recolhendo, era a combinação mais popular para primeira sopa. A partir daí fui mudando um ingrediente de cada vez, até passar pelos legumes todos. 

Podem fazer a sopa na panela, ou no steamer, ou no robot de cozinha. A densidade da sopa, deverá ser escolhida de acordo com o gosto do bebé. 

Cada receita destas dá para 2 ou 3 sopas, mediante a quantidade que o bebé come, ou mesmo a quantidade de água que juntam na cozedura.

Se optam por uma abordagem baby-led weaning, esta também é uma forma de irem introduzindo, gradualmente, os legumes na alimentação do bebé, através da alimentação da família. 

Espero que este esquema ajude aí em casa!

primeiras sopas

Descarregar esquema de primeiras sopas

 

Adquirir e-books de como oferecer alimentos ao bebé.

 

Poderá interessar:

Primeira sopa do bebé – receita

Sopa em BLW? Sim, é possível!

Porque faço as sopas só com 4 legumes?

Sopas para o dia-a-dia [com esquema para imprimir]