Eu diria que o baby-led weaning (BLW) é a abordagem à introdução da alimentação complementar ideal para quem tem uma família numerosa. Fazer BLW em família, tem tudo para nos facilitar a vida, seja na confecção de comida, como na hora da refeição. O único senão, é no final o chão para limpar. Mas garanto-vos, que ao longo de tempo, esse vai sendo um mal cada vez menor. 

Como sobrevivi a introdução da alimentação complementar com o BLW e 3 filhos?

Então, em primeiro lugar, como já expliquei anteriormente, no BLW primazia-se a partilha de comida, mesa e hora de refeição. E tem tudo para soar a caos. Mas não. No início confesso que pode ser um pouco complicado, sobretudo, porque estamos hiper-vigilantes com o bebé a comer coisas novas. Mas passados alguns dias, ganhamos confiança e as refeições passam a decorrer a ritmo normal.

Os pequeno-almoços e lanches foram as refeições mais fáceis! Preparo pratos para todos que o Francisco possa comer, como pão (para ele sem nada), panquecas, waffles, etc, normalmente acompanhadas de fruta. São coisas que o bebé ganhou de imediato grande autonomia a comer sozinho. Facilita imenso a vida, deixa-lo a tomar o pequeno-almoço com as irmãs, enquanto acabo de preparas as lancheiras, por exemplo. Também ao fim-de-semana, é ótimos partilharmos todos a mesa de pequeno-almoço, comer calmamente entre bocejos e planos para os dias. 

Em relação às refeições principais, a grande maioria é feita pensada no Francisco, ou que dê para adaptar. A sopa habituamo-nos a comer sem sal, e que bem que fizemos. Os pratos principais vão variando entre as carnes brancas grelhadas, peixe no forno ou cozido, legumes cozidos, ou grelhados ou assados no forno. Ainda faço pratos fáceis de ajustar ao bebé, como por exemplo, strogonoff, tiro algumas tiras que grelho para lhe dar e o resto faço normalmente para o resto da família. A fruta desde sempre ele comeu sozinho. Normalmente sou a primeira a terminar de comer, descasco fruta para todos. Enquanto os pequenos terminam a fruta, eu acabo de arrumar a cozinha, o que dá um tempinho para brincarmos, ou lermos uma história extra na hora de ir para a cama.

blw em família

Fazer BLW em família veio salvar a minha sanidade mental! (sem sombra de dúvida). Se tivesse que tratar de comida à parte para o Francisco e dar-lhe à boca, não fazia mais nada do dia, que não fosse cozinhar e alimentar. 

Ah, em relação à sujidade! Com o tempo, vai melhorando. O desperdício é cada vez menor e o tempo de limpeza também. 🙂