Há muito tempo que andava a tentar melhor o crumble de maçã que tenho aqui pelo blog (receita aqui). Há sempre espaço para melhorar receitas, sobretudo quando temos mais conhecimentos e experiência, do que aqueles que tínhamos há quase 3 anos atrás. 

Esperem, tive um choque agora. O blog vai fazer 3 anos?? Ah, pois vai!

Retomando a receita. Estou cada vez mais fã das receitas simples, com menos ingredientes e que transbordem de sabores naturais. Daí, consegui reduzir a receita de crumble a três único ingredientes (um quarto opcional): maçã, aveia e óleo de coco. Podem usar canela, claro, esta pessoa aqui deste lado é que não é lá grande apreciadora. 

Atingimos tudo o que queremos num crumble: por baixo, a maçã assada e macia, e por cima a crosta dourada e crocante. Pensando bem, isto praticamente é um lanche!

crumble de maçã

Crumble de maçã
Serve 4
Imprimir
INGREDIENTES (PARA 4 PORÇÕES)
  1. 4 maçãs (mais 1 maçã para o puré)
  2. 2 chávenas de flocos de aveia finos
  3. 2 colheres de sopa de óleo de coco (derretido)
  4. canela (opcional)
PREPARAÇÃO
  1. Se não tiver puré de maçã, comece por preparar 1 maçã para o puré. Cortar a maçã em quartos e tirar os caroços (deixar a casca). Colocar num tacho com 1 dedo de água e deixar cozer até a maçã estar macia (cerca de 20-25 minutos). Triturar e reservar.
  2. Pré-aquecer o forno nos 200º.
  3. Numa taça colocar os flocos de aveia, o óleo de coco e duas colheres de sopa bem cheias de puré de maçã. Misturar com um garfo ou com as mãos, revestindo bem os flocos com o óleo de coco e com o puré de maçã.
  4. Em ramekins ou num tabuleiro pequeno de ir ao forno, colocar as 4 maçãs descascadas e cortadas aos cubos. Revestir com a mistura de aveia e levar ao forno por 45-60 minutos, até ficar dourada.
Notas
  1. Poderá colocar um pau de canela na confecção do puré, ou polvilhar a maçã do crumble antes de colocar a mistura de aveia.
Na Cadeira da Papa https://www.nacadeiradapapa.com/

Mais receitas com maçã

Mais receitas com aveia