Talvez dos ingredientes que se tem popularizado mais nos últimos anos. As receitas com aveia têm-se multiplicado pelos livros de cozinha e blogs.

A aveia é um cereal de sabor agradável e muito versátil. Não tem glúten por natureza, mas é susceptível de ser contaminada por outros cereais, na fase de processamento e empacotamento. Mesmo não contendo glúten, possui a avenina, uma proteína com um comportamento muito semelhante ao glúten. Nas receitas, a farinha de aveia acaba por ser um bom substituto de farinhas com glúten, pois a avenina comporta-se da mesma forma que o glúten. Mesmo não contendo glúten, alguns doentes celíacos têm sensibilidade à aveia.

Papinha de maçã e aveia ou Papa de aveia e pêra

papinha de maçã

A aveia é conhecida pelas suas papas feitas a partir dos flocos. Ao contrário de outros cereais, a aveia tem um sabor agradável depois de cozida, combinando com qualquer fruta, mais, ou menos doce. Estas papinhas de maçã e aveia é a delícia de miúdos e graúdos.

Outra receita a fazer com aveia. Há qualquer coisa entre a aveia e a pêra que é mágico! Era uma das papas preferidas da Tete (a miúda do meio). 

Panquecas de maçã e aveia

Estas panquecas são ótimas para os bebés que começam a comer, ou para as lancheiras dos miúdos. Rapidamente se tornaram numa das panquecas preferidas cá de casa.

Granola para bebés

Esta granola é uma excelente adição aos iogurtes, seja para os mais pequenos ou mesmo para adultos. É uma granola simples de fazer, que complementar qualquer mistura ao pequeno-almoço ou lanche.

Panquecas fofas de aveia

Quem cozinha muito com aveia, sabe que é difícil de conseguir resultados fofos devido à ausência de glúten. Conseguir estas panquecas fofas, foi uma vitória! Todos adoram cá em casa, desde o mini dono destas mãos fofinhas, até ao pai!

Bolachas de aveia e gengibre

Fiz estas bolachas para o Natal e são absolutamente deliciosas! Já experimentei fazer com outras farinhas, mas nenhuma fica como a de aveia. A aveia é perfeita para equilibrar o sabor do gengibre.

Crepes de aveia

Só faltavam mesmo os nossos crepes. Com ovo, ou linhaça, ficam sempre perfeitos! Cá em casa gostamos deles com compota, mel, ou mesmo assim simples, enroladinhos nas mãozinhas pequeninas dos miúdos.

E por aí? Quais as receitas com aveia que são as vossas preferidas?