O Francisco teve o primeiro dente há pouco mais de 1 mês. E atrás do primeiro, vêm todos os outros. Está naquela fase que tenta coçar as gengivas em tudo e mais alguma. URGENTE: bolachas de dentição!! Assim nasceram estas bolachas de aveia e alfarroba. Tentei que ficassem bem rijas por fora, para que ele pudesse aliviar as gengivas, mas macias por dentro para ele comer facilmente. 

São uma ótima opção de lanche ou snack para qualquer idade, e podem ser oferecidas desde os 6 meses. 

Receita de bolachas de aveia e alfarroba

Estas bolachas de aveia e alfarroba têm apenas 5 ingredientes: “ovo” de linhaça, banana, óleo de coco, flocos de aveia (em farinha) e alfarroba.

Para o “ovo” de linhaça, utilizei linhaça, que moí na hora, e bebida vegetal de aveia (preferencialmente caseira). Podem utilizar outro líquido para substituir a bebida vegetal, como água. A proporção é de 1 colher de sopa de linhaça moída para 3 colheres de sopa de bebida vegetal ou água.

Quanto à banana, assegure-se que está bem madura, para um melhor resultado. Pode ver aqui como cozinhar com a banana e como amadurecer bananas em 15 minutos.

O óleo de coco pode ser substituído por azeite, por exemplo, se não consumirem óleo de coco com regularidade em casa. 

Se não tiverem forma de pulverizar os flocos de aveia em farinha, podem sempre utilizar a própria farinha de aveia de compra, ou outra farinha que tenham em casa, como trigo ou espelta.

A alfarroba é opcional e pode ser excluída desta receita, resultando em simples bolachas de aveia.

Bolachas de aveia e alfarroba
Serve 12
Imprimir
INGREDIENTES
  1. 1 "ovo" de linhaça (1 colher de sopa de linhaça moída e 3 colheres de sopa de água ou bebida vegetal ou outro líquido)
  2. 1 banana bem madura
  3. 1 colher de sopa de óleo de coco (ou outra gordura a gosto)
  4. 1 chávena de flocos de aveia em farinha
  5. 1 colher de sopa de farinha de alfarroba
Indicações
  1. PREPARAÇÃO
  2. Pré-aquecer o forno a 180º.
  3. Preparar o "ovo" de linhaça e reservar.
  4. Numa taça colocar a banana e esmagar. Juntar o óleo de coco e misturar bem.
  5. Juntar a farinha de aveia e a farinha de alfarroba. Misturar até todos os ingredientes começarem a colar. Juntar o ovo de linhaça e amassar até a massa formar uma bola e descolar bem das mãos. Se necessário juntar mais farinha ou mais líquido para ficar no ponto.
  6. Num tabuleiro forrado, moldar as bolachas com tamanho e espessura que desejar. Quanto mais finas, mais rijas irão ficar por dentro, quanto mais altas, mais fofas ficarão por dentro.
  7. Levar ao forno por 20-25 minutos.
PREPARAÇÃO PARA ROBOT DE COZINHA
  1. Pré-aquecer o forno a 180º.
  2. No copo colocar 1 colher de sopa de sementes de linhaça e os flocos de aveia. Pulverizar 10seg/vel9. Reservar.
  3. Sem limpar o copo, colocar a banana, o óleo de coco e 3 colheres de bebida vegetal ou outro líquido. Picar 5 seg/vel5.
  4. Juntar a farinha de aveia, com as sementes de linhaça e a farinha de alfarroba. Misturar 20seg/vel6.
  5. Retirar a massa do copo e amassar à mão até a massa formar uma bola e descolar bem das mãos. Se necessário juntar mais farinha ou mais líquido para ficar no ponto.
  6. Num tabuleiro forrado, moldar as bolachas com tamanho e espessura que desejar. Quanto mais finas, mais rijas irão ficar por dentro, quanto mais altas, mais fofas ficarão por dentro.
  7. Levar ao forno por 20-25 minutos.
Notas
  1. A massa deve descolar bem das mãos antes de moldar em bolachas. Se necessário juntar mais farinha ou mais líquido para atingir esse ponto.
Na Cadeira da Papa https://www.nacadeiradapapa.com/

Mais receitas com alfarroba

Veja aqui mais receitas com aveia