Descobri a alfarroba há pouco tempo, mas desde então que estou completamente rendida. Para quem não conhece, a alfarroba é muito parecida com o cacau. Como é adocicada, não é necessário adicionar açúcar nas receitas com alfarroba. 

A alfarroba é o fruto da alfarrobeira e tem a forma de vargem. A farinha de alfarroba, forma comercial pela qual é mais conhecida, é obtida triturando e torrando a polpa da vargem de alfarroba.

A vantagem da alfarroba em relação ao cacau é que não contém os estimulantes como a cafeína. Apesar de mais doce, e por isso conter mais açúcares que o cacau, tem menos gordura saturada. É um ótimo substituto de cacau nas receitas, podendo ser possível cortar parte do açúcar adicionado da receita. Já no inverso, ou seja, se desejarem usar cacau em vez de alfarroba numa receita, é recomendado aumentar um pouco a quantidade de açúcar, para um resultado idêntico.

No blog podem encontrar 3 receitas com alfarroba. São elas:

Panquecas de Alfarroba e Banana [desde os 6 meses]

Umas panquecas para todos aí em casa, desde os mais pequeninos até aos maiores. São das panquecas preferidas cá em casa. As meninas pensam que são de “chocolate”, mas sabem que são feitas de um “chocolate” especial e não do tradicional.

 

Pão de Alfarroba e Curgete [desde os 9 meses]

Este pão foi uma feliz descoberta. É super húmido e yummi (à falta de palavras para o descrever). É excelente como pão, ou em forma de pequenos queques.

 

Snack Gelado com Abacate, Alfarroba e Cereais Puff

Para os dias mais quentes, nada como um snack bem fresquinho e delicioso como este com abacate, alfarroba e cereais puff. Foi um verdadeira salva-vidas da chegada da escola, nos meses de verão.

 

E por aí, como gostam mais de usar alfarroba?

 

Referências: https://pt.wikipedia.org/wiki/Alfarrobeira