Já me fizeram esta questão várias vezes. Sobretudo porque tenho receitas com cacau no blog. Eu incluo o cacau na alimentação dos meus filhos. Não ofereço diariamente (acho que nem semanalmente), mas ocasionalmente preparo algumas coisas com cacau: bolos, queques, panquecas, batidos.

O consumo de cacau cá em casa não é excessivo. Diria que compro 200g a cada 2-3 meses (nada de especial). Uso bastante nas alturas de festas de aniversário, para os bolos e queques. Fora dessas ocasiões gosto de usar nos batidos de “chocolate” e no verão nos gelados.

Opto sempre por cacau cru em pó, sem processamento. O cacau cru em pó é resultado da moagem dos grãos de cacau, conservando uma grande parte do seu valor nutricional e benefícios. O cacau é muito rico em minerais, como magnésio, cobre, ferro e fósforo. É antioxidante, anti-depressivo e é estimulante, no sentido que ajuda a aumentar os níveis de energia e vitalidade.* 

Mas várias vezes me perguntaram se não seria contra-indicado oferecer cacau a crianças tão pequenas, sobretudo por ser um alimento estimulante. É verdade, um cacau contem cafeína. A quantidade é variável, sobretudo quando falamos de cacau cru em pó (sem ser processado), mas a quantidade de cafeína rondará os 80-100 mg por cada 100g de cacau. Um batido que leve uma colher de sobremesa (rasa) de cacau  cru em pó (cerca de 10g), conterá à volta de 8-10mg de cafeína, em comparação com um café expresso de máquina, que contém cerca de 77mg de cafeína.**

Por norma, não ofereço cacau aos meus filhos antes dos 12 meses. Julgo que o Francisco, agora com 14 meses, nunca comeu nada com cacau (talvez um pedacinho de bolo). Tendo a utilizar mais a alfarroba como alternativa ao cacau, em panquecas, batidos ou bolachinhas.

Comprar cacau

Opte sempre por cacau cru em pó, deverá ter essa informação na embalagem. Ou por grãos, ou pepitas de cacau, que conseguirá transformar em pó em casa, com um processador de cozinha. Este cacau é mais rico e de sabor mais intenso.

Normalmente o cacau que se vende nos corredores de ingredientes para sobremesas dos hipermercados (comercialmente designado de cacau magro em pó) é cacau torrado, moído e processado, desprovido de grande parte do seu valor nutricional e sabor mais suave.

Consumir cacau

Se a propriedade estimulante do cacau o preocupar, opte por oferecer ao seu filho de manhã ao pequeno-almoço, ou num snack a meio da manhã. Desta forma poderá gerir melhor o consumo de alimentos estimulantes. 

 

 

*informação daqui

**dados daqui