Há umas semanas deparei-me com um jogo no Facebook de “Never have I ever” edição maternidade (paternidade). O jogo consiste em 2o afirmações e ganhamos 1 ponto por cada afirmação que nunca tenhamos feito. São 20 coisas relacionadas com maternidade (paternidade) e eu fiquei surpreendida de ter feito um redondo 0 (zero)… Pois. Das 20 afirmações, já fiz todas neste mais de 6 anos de maternidade (ter um rancho de 3 filhos não ajuda).

Resolvi então traduzir este jogo para português, em que vos vou explicar todas as circunstâncias em que cometi o “crime” de cada uma. 

1. Adormeci na casa-de-banho

Quantas vezes? Sobretudo ali naquele primeiro mês de vida do bebé?! Na sanita… ou até no banho, já passei pelas brasas.

2. Fiz um recado para fugir

Esta é comum! Sobretudo ali ao final do dia, quase ao chegar a hora de jantar, lembro-me sempre de qualquer coisa, que tenho de ir buscar ao supermercado antes de fechar.

3. Fiquei tão orgulhosa que chorei

Quase todos os dias! Estes pequenos fazem sempre qualquer coisa que me faz rebentar de orgulho, e sim, ao ponto de ir às lágrimas.

4. Fui mordida pelo meu filho

Todos me morderam, em circunstâncias diferentes. Todos me morderam durante a amamentação… outch. E todos me morderam depois. O Francisco é especialmente mordedor e um simples colo, com a boca dele perto das nossas omoplatas dá direito a mordidela. 

5. Apanhei vomitado com as mãos

Também já perdi as contas a esta. Naquele momento em que vêm o vómito prestes a sair e não têm tempo de correr para a casa-de-banho, na esperança de não sujar a cama, ou o sofá, ou o tapete, ou… quem nunca.

6. “Googlei” os sintomas do meu filho

“Guilty” outra vez. Sobretudo no primeiro filho, em que estamos a passar pelas maleitas todas pela primeira vez. Depois com os outros, há sintomas que já conhecemos e poupamos em pesquisas na internet.

7. Perdi o sono com os resultados

Claro que pesquisar por “manchas vermelhas na pele” leva sempre a diagnósticos de um simples eczema, a lúpus, rubéola ou meningite!

8. Subornei o meu filho (seja honesta)

Em última chance… Às vezes… Frequentemente. Às vezes para evitar uma guerra, é válido?

9. Confundi o nome do(s) meu(s) filho(s)

Meus caros, experimentem ter dois, e vão perceber o que quero dizer. Até ao miúdo chamo o nome das irmãs.

10. Adivinhei incorretamente o que estava no desenho que o meu filho fez

Super comum!! Quando um porco é na verdade um unicórnio, ou uma borboleta que era suposto ser a mãe.

11. Menti ao meu filho sobre o tempo

Nunca os 5 minutos foram tão curtos, ou tão longos (dependendo da circunstância). Até saberem ver as horas, vou-me safando com a minha própria percepção de tempo.

12. Disse “ok” sem saber a quê

Todos os dias, várias vezes aos dias. Sinto que autorizo coisas, que podem levar ao fim do mundo, e nem me apercebo.

13. “Perdi” um brinquedo de propósito

Perder, mesmo perder, não. Mas esqueço-me regularmente de comprar pilhas. E também é comum não haver chave-de-fendas cá em casa para trocar as ditas pilhas… (os meus ouvidos agradecem).

14. Usei o meu filho como desculpa

Quem nunca? “Ah, gostava tanto de ir, mas o F. tem uma consulta… arrffff…”

15. Murmurei um grito

Todos os dias, várias vezes ao dia, gritos contidos, para que os vizinhos não se assustem!

16. Descobri fosseis de comida

Esta é fatal, sobretudo no carro. Sabem aquela sensação de carro limpo, até ao momento que tiram as cadeirinhas dos miúdos… sim… é nessa altura que encontramos aquelas tostas que comeram no regresso da praia no verão passado.

17. Lutei contra o riso de algo que o meu filho fez

Tentar mater uma cara série, quando eles fazem ou dizem algo hilariante, é tão difícil! Deviam incluir isso nos cursos de parentalidade!

18. Limpei o meu filho com saliva no polegar

Odiava! Odiava de morte que a minha mãe me fizesse isso (e ela fazia tanto). E cá estou eu, a seguir-lhe as pisadas. Seja aquela nódoa no casaco que não notei, ou o bigode que ficou do leite do pequeno-almoço.

19. Cantei aleatoriamente uma música infantil

Vou mais longe! Tenho uma lista de músicas infantis no Spotify (lágrimas). E oiço com regularidade, cantando com emoção todos os versos!

20. Disse coisas “infantis”, como “come a xixa” a outros adultos

Esta é um bocado embaraçosa… mas sim, digo ao pai das crianças que “vou nanar” e coisas do género. Não sou muito de usar este tipo de linguagem com eles, mas volta e meia o cérebro “desformata”.

 

E vocês? Quantos pontos fizeram?

jogo original daqui

 

Também poderá interessar

Bingo de mãe de 3 (ou mais)

Maternidade ao 1º, 2º e 3º filho