Este livro é especial na minha estante. Já o conhecia ainda antes de existir! Ainda tive a sorte de ser embaixadora de uma das suas cores. Este é um livro de receitas português, escrito pela autora do blog “Made by Choices“, a Vânia Ribeiro: “As 5 Cores da Cozinha Saudável“.

A Vânia e eu conhecemo-nos através dos blogs. Tínhamos criados os nossos blogs na mesma altura, tínhamos interesses muito semelhantes e rapidamente começámos a falar diariamente sobre tudo e mais alguma coisa. A Vânia participou numa das minhas Segundas-feiras Sem Carne com um delicioso rolo de grão.

Quando soube que iria escrever o livro, levantei as mãos ao céu. Já não era sem tempo! A Vânia tem a facilidade incrível de descomplicar a comida. Tudo o que publica no blog transmite aquela sensação “que simples de fazer, que delicioso que é”. Não é por acaso todo o seu sucesso! Ter este sentimento nas mãos e poder folhea-lo na cozinha, era algo muito desejado pelos seus leitores, incluindo eu. 

O livro divide-se em cinco grupos, correspondente a 5 cores: verde, vermelho, laranja, castanho e roxo. Cada cor tem um significado e importância para o nosso corpo. O mote do livro é que devemos comer de todas as cores, para uma alimentação rica e saudável! Todas as receitas são vegetarianas e sem glúten,* simples e deliciosas.

Conta com receitas para todas as ocasiões, desde os básicos, como bebidas vegetais e manteigas de oleaginosas, passando por pequenos-almoços, snacks, refeições individuais, ou para toda a família. É provavelmente o livro (tirando o meu) do qual já provei mais receitas!! Tive a sorte de ser convidada para ser embaixadora de uma cor do livro da Vânia, o laranja. Com este convite veio também um almoço com as outras 4 embaixadora, exclusivamente de receitas do livro da Vânia. E o que posso dizer? Tudo yum! Pude provar os rolos coloridos, da cor verde, a salada de grão, tomate, pimentos e morangos, da cor vermelha, o empadão de batata-doce, da cor laranja, a quiche de alho-francês, cogumelos e pimentos, da cor castanha e os canelones de beringela, da cor roxa, os meus preferidos de sempre! Para sobremesa, as mini-tartes de mouse de abacate e lima, da cor verde, terminaram este banquete da melhor forma!

A receita que mais faço deste livro é a quiche de alho-francês, pimentos e cogumelos. É o prato vegetariano que convence qualquer pessoa não vegetariana! Ficam incrédulos quando descobrem que não tem qualquer produto de origem animal (nem ovos, nem leite, nem natas) e como tem a textura de quiche e um sabor arrebatador.

livro de receitas português

Ficha Técnica 

TÍTULO: As 5 Cores da Cozinha Saudável
AUTOR: Vânia Ribeiro
EDITOR: Lua de Papel
IDIOMA: Português
TIPO DE LIVRO: receitas vegetarianas e sem glúten. Pequenos-almoços e lanches, entradas, pratos principais e sobremesas.

 

*algumas receita incluem aveia que deverá ser verificada como isenta de glúten ao comprar.