Desculpem a ausência, mas ando dedicada ao trio maravilha, que tanto inspira este blog. As miúdas mais velhas estão de férias da Páscoa e o tempo tem sido todo para elas.

Mas tirei 5 minutos para vos falar de uma coisa, que ultimamente mexe comigo. Leio e oiço tanto, tanto, tanto a palavra saudável, que cheguei a um ponto que não sei o que significa. Leio e oiço tanto, tanto, tanto, acho que essa palavra perdeu o sentido.

Já falei sobre isto aqui no blog, quando me atrevi a dizer que o Na Cadeira da Papa não é um blog de comida saudável. Continuo a achar que não é. Só tenho uma receita com a palavra saudável no título e pondero seriamente renomear, após esta minha reflexão. Até retirei a palavra saudável no texto que escrevi sobre mim aqui no blog. Deixou de me fazer sentido e a minha tendência será usar cada vez menos.

Esta palavra foi tão banalizada, que perdeu o seu significado. Para mim, hoje, não significa rigorosamente nada. Acontece. Vemos tantas coisa “saudáveis” hoje em dia, e muitas delas contraditórias. Chegamos à conclusão que “o saudável” é muito subjectivo. É saudável para uns e questionável para outros. Mas também é muito apelativo, eu sei. Ver uma receita de qualquer-coisa “saudável”, faz-nos clicar. O que fará dela saudável? É o que temos de nos questionar e analisar. Usar todo o nosso conhecimento e consciência, para dissecar essa receita e perceber se faz sentido para nós, ou não. 

É normal vermos meia dúzia de receitas “saudáveis” e pensarmos «como são saudáveis podemos comer todos os dias». Errado. Hoje em dia já não podemos confiar no título e temos que ser mais inteligentes que isso. 

Só sei que não tenho qualquer autoridade para classificar as minhas receitas (nem as de ninguém) de saudáveis ou não saudáveis. Tanto não tenho, que o melhor mesmo é não usar a palavra. Sinceramente, não sei quem tenha essa autoridade, hoje em dia. 

Moral da história: confiem mais nos vossos conhecimentos, informação e instintos. Se querem de facto melhorar a vossa alimentação (melhorar e não tornar “mais saudável”), deixem as receitas “saudáveis”. Procurem consumir produtos simples e caseiros, e ingredientes naturais!