Acho que só fiz brownies cá em casa uma ou duas vezes, apesar de adorar! Mas nunca apanhei uma receita que me enchesse as medidas: que resultasse em brownies gulosos, com metade da culpa. Uma das páginas que receitas que sigo, a Simply Quinoa (uma página dedicada exclusivamente a receitas com quinoa), publicou pelo dia dos namorados uma receita de brownies que me cativou. Era a receita de brownies sem glúten e cheia de coisas boas, que tanto procurava, que com alguns ajustes meus ficou perfeita!

brownies saudáveis

Esta receita é excelente! Primeiro, é sem ingredientes de origem animal, o que é ótimo para os alérgicos ao ovo ou à proteína de leite de vaca gulosos. Também, é sem glúten, que é um tipo de receita que tem sido muito pedido aqui no blog.

Alterações à receita de brownies sem glúten

A grande substituição que fiz aos brownies da Simply Quinoa foi trocar o abacate pela banana. Desta forma consegui manter a textura fudgie dos brownies, mas cortar para metade a quantidade de açúcar de coco. Se quiserem usar abacate, lembrem-se de compensar a falta de doçura deste fruto por 50-80gr de açúcar de coco. 

Também cortei para metade a quantidade de cacau. Nas minhas experiências o sabor do cacau sobrepunha-se demasiado. Reduzindo para metade, ficamos com um sabor mais achocolatado e não tão amargo. Se preferirem, podem aumentar a quantidade de cacau cru em pó, para o trago mais amargo. 

brownies saudáveis

Brownies sem glúten
Serve 20
Imprimir
INGREDIENTES
  1. 1 ovo de linhaça (1 colher de sopa de sementes de linhaça moídas + 3 colheres de sopa de água morna)
  2. 140 grs de farinha de aveia
  3. 175 grs de amêndoa moída ou de farinha de amêndoa + 40 grs de amêndoa picada para topping
  4. 200 grs de quinoa cozida
  5. 50 grs de cacau cru em pó
  6. 2 colheres de sopa de araruta ou amido de milho
  7. 1 pitada de sal
  8. 1 colher de café de fermento para bolos
  9. 100 grs de chocolate de culinária
  10. 2 colheres de sopa de óleo de coco (ou outro óleo vegetal)
  11. 1 banana bem madura esmagada/triturada
  12. 60 ml de bebida/leite vegetal a gosto (usei de aveia)
  13. 1 colher de chá de essência de baunilha (opcional)
  14. 80 grs de açúcar de coco ou mascavado
PREPARAÇÃO
  1. Preparar o ovo de linhaça.
  2. Pré-aquecer o forno a 180ºC.
  3. Numa taça juntar a farinha de aveia, a amêndoa, a quinoa, o cacau, a araruta, o sal e o fermento. Misturar bem até ficar com um aspecto homogéneo.
  4. Numa taça média em banho-maria derreter o chocolate com o óleo de coco.
  5. Assim que o chocolate estiver derretido e sedoso, juntar a banana, a bebida vegetal, o ovo de linhaça e a baunilha. Misturar bem e juntar o açúcar de coco. Voltar a envolver.
  6. Misturar à taça de ingredientes secos, os ingrediente líquidos e misturar bem. Obter-se-á uma massa compacta, parecida com a de bolachas.
  7. Numa forma quadrada forrada com papel vegetal, dispor a massa alisando com uma espátula. Colocar amêndoas grosseiramente picadas por cima e levar ao forno por 20 minutos.
  8. Depois de arrefecer, cortar em quadrados.
Na Cadeira da Papa https://www.nacadeiradapapa.com/