Como já vos falei anteriormente aceitei o desafio do Festival de Chocolate de Óbidos, para criar receitas tradicionais de chocolate, mas com o meu healthy-touch. Uma das primeiras receitas que peguei foi a de bolachas com pepitas de chocolate. Já não sei ao certo de onde a tirei, mas era uma receita que fazia muitas vezes antes de aprimorar a nossa alimentação cá em casa. 

A manteiga e a combinação de açúcares (branco e mascavado), ingredientes típicos nas receitas destas bolachas, foram os responsáveis por deixar de as fazer.  Nas bolachas com pepitas de chocolate, a mistura de manteiga e açúcares ajuda que as bolachas fiquem estaladiças, sem ficarem muito duras por dentro. É complicado reproduzir esse efeito com outros ingredientes, mas não desisti. Experimentei juntar óleo de coco e açúcar de coco e perceber se obtinha o mesmo resultado. Segui o resto da receita como tinha e atingi quase de imediato o resultado que pretendia. Na verdade levei mais 2 ou 3 experimentações até ficarem no ponto. Mas eu cá não me importei (nhami!). Para quem temer que com o óleo de coco e o açúcar de coco, estas bolachas ficam a saber a coco… não! Não ficam. 

Bolachas com pepitas de chocolate

 

Variações às bolachas com pepitas de chocolate

Estas bolachas podem ter variações. Se não têm qualquer restrição quanto ao ovo, podem usar um ovo de galinha, em vez do “ovo de linhaça” que indico na receita. 

Também podem usar outro fruto seco em vez na noz, ou uma mistura de frutos secos, ou não colocar frutos secos de todo. 

Podem usar outro tipo de flocos. Quando fazia a receita original, usei uma vez flocos de centeio, e ficou ótimo! Só precisam de ter o cuidado de ao usar flocos grossos, picarem um pouco antes de juntar à massa, para que cozinhem devidamente no forno.

Ainda podem variar a farinha. Podem usar de trigo branca, ou integral, de espelta branca ou integral. Só precisam de ter cuidado ao usar farinhas sem glúten, pois as bolachas podem se desfazer. O glúten ajuda a dar coesão às bolachas. Nesse caso coloquem mais “ovo de linhaça” (não ovo de galinha pois vai deixar a massa muito líquida). Quem experimentar farinhas sem glúten, depois digam-me como ficou. 🙂

Bolachas com pepitas de chocolate
Serve 30
Imprimir
INGREDIENTES
  1. 1 ovo de linhaça (1 colher de sopa de linhaça moída + 3 colheres de sopa de água morna)
  2. 100 grs de chocolate em tablete picado ou pepitas de chocolate
  3. 60 grs de nozes picadas
  4. 130 grs de óleo de coco (semi-rijo)
  5. 100 grs de açúcar de coco (ou mascavado)
  6. 1 colher de chá de essência de baunilha (opcional)
  7. 80 grs de flocos de aveia finos
  8. 130 grs de farinha de trigo integral
  9. 1 colher de café de fermento para bolos
  10. 1 pitada de sal (opcional)
  11. 30 ml de bebida/leite vegetal a gosto (usei de aveia)
PREPARAÇÃO
  1. Começar por preparar o ovo de linhaça. Precisa de repousar pelo menos 10 minutos.
  2. Pré-aquecer o forno a 180ºC.
  3. Bater o óleo de coco com o açúcar de coco e a essência de baunilha, com uma batedeira eléctrica, até obter um creme homogéneo.
  4. Juntar o ovo de linhaça e misturar com uma colher de pau ou espátula até ficar bem integrado na massa.
  5. Juntar os flocos de aveia, a farinha, o fermento, o sal e a bebida/leite vegetal e misturar com uma colher de pau ou espátula até os ingredientes ficarem bem combinados, conseguindo formar uma bola que descole da taça.
  6. Juntar as nozes e o chocolate e misturar até ficarem bem espalhados na massa.
  7. Sobre um tabuleiro de ir ao forno forrado a papel vegetal, dispor discos de massa moldados com as mãos. Começar por fazer uma bola, para comprimir bem a massa e achatar entre as duas mãos. Não fazer bolachas demasiado finas e afastar bem os discos de massa, pois a massa vai espalhar-se, quando estiver a cozer.
  8. Levar ao forno por 10 minutos.
  9. Deixar arrefecer no tabuleiro, ou numa grelha específica para bolachas.
Notas
  1. O óleo de coco deve estar sólido, mas não muito rijo. Se fizer a receita no verão, em que o óleo normalmente está liquido, ponha alguns minutos no frigorífico, para que fique no ponto.
Na Cadeira da Papa https://www.nacadeiradapapa.com/