Já tiveram aquela sensação que estão sempre a fazer a mesma sopa de legumes? Que de sopa para sopa o sabor não muda muito, mesmo mudando alguns legumes? Eu já, até que me ensinaram uma técnica que nunca mais perdi. Já vos falei dela no post “Porque faço as sopas só com 4 legumes?”, mas hoje resolvi partilhar com vocês o esquema, que podem imprimir e pendurar no frigorífico, ou onde vos for mais conveniente, e fazerem mais variação de sopas para o dia-a-dia.

sopa de legumes com esquema para imprimir

A ideia é simples. Os legumes são divididos em 4 grupos e coloca-se um legume de cada grupo. A variação de sopas é enorme! Para não falar que alterando as quantidades de legumes de cada grupo, a variação pode ser ainda maior.

grupo dos “sabores”:  cebola, alho ou alho-francês

grupo dos laranjas: cenoura ou abóbora

grupo dos verdes: todos os vegetais

grupo dos brancos: batata, curgete, o chuchu ou couve-flor. 

Cá em casa funciona lindamente! Dificilmente faço duas sopas consecutivas com sabores iguais (estamos a falar em 3 a 4 sopas diferentes por semana cá por casa).

Uso estes sistema também para o mais pequeno. Aliás, ele come a mesma sopa que nós. Preparo a sopa sem sal, tiro uma parte para ele, e o resto é temperado e servido para a restante família. É uma economia de tempo enorme!

Quando quero juntar leguminosas à sopa de legumes, considero um quinto grupo, onde encontro todas as leguminosas: grão, feijão, lentilhas e ervilhas.

Espero que este esquema seja útil e sobretudo que o gráfico para imprimirem também. Até podem usar para os mais pequenos ajudarem a escolher os ingredientes para a próxima sopa!

Esquema de Sopa de Legumes – para imprimir

 

Não perca as tabelas de alimentos para registar todos os alimentos que já ofereceu ao seu bebé na alimentação complementar.