Têm me pedido imenso uma tabela de alimentos, para controlar os alimentos que já foram oferecidos ao bebé, quais faltam introduzir e quantas vezes o bebé já experimentou. Tanto pediram que eu fiz! 

Realizei 3 tabelas, com os principais grupos de alimentos, para ajudar as famílias e cuidadores de bebés, nesta etapa tão importante que é a alimentação complementar:

  • Legumes, vegetais e hortaliças
  • Frutas e frutos secos
  • Cereais, sementes e leguminosas
  • Carnes e peixes

Dentro de cada tabela os alimentos são organizados por ordem alfabética, para ser mais fácil encontrar. É normal considerarem que há alimentos a mais. Mas tentei introduzir todos aqueles que são consumidos no nosso país de uma forma generalizada.

Em frente a cada alimento há 15 quadrados. Dizem alguns entendidos que os bebés precisam de ser expostos pelo menos 10 a 15 vezes ao mesmo alimento, para que o aceitem. Assim, podem marcar quantas vezes já ofereceram aquele alimento a um bebé.

As tabelas podem ser usadas como preferirem, por famílias que façam uma abordagem tradicional, ou baby-led weaning

Se estão a fazer a introdução da alimentação complementar em conjunto com a creche, esta tabela de alimentos pode ser uma forma eficaz de comunicar com a creche. Assim, creche e pais apontam os alimentos que já foram introduzidos sem equívoco. 

Também é uma boa forma de perceber que mais alimentos se pode introduzir. Se procuram um guia para saber os tempos de introdução de cada alimento, recomendo o seguinte post: Introdução da alimentação complementar – guia.

Espero que estas tabelas sejam muito úteis e estou ansiosa para vê-las em acção! Partilhem comigo as vossas tabelas preenchidas e se efectivamente foram úteis aí em casa!

Tabela de alimentos – download

Tabela de legumes, vegetais e hortaliças

Tabela de frutas e frutos secos

Tabela de cereais, sementes e leguminosas

Tabela de carnes e peixes

 

Adquirir e-books de como oferecer alimentos ao bebé.

 

Ler também:

As 7 primeiras sopas do bebé

Sopas para o dia-a-dia [com esquema para imprimir]

Primeira sopa do bebé – receita

Porque faço as sopas só com 4 legumes?