Quando o bebé está a aleitamento exclusivo, seja materno ou de fórmula, parece que as rotinas são mais simples. No sentido que correspondemos à demanda por alimento do bebé e o resto se gere à volta disso. Já quando o bebé começa a alimentação complementar, as coisas mudam um bocadinho e começam as dúvidas. Neste post falar-vos-ei da minha experiência com os meus filhos, quando eram um bebé de 6 meses.

Em primeiro lugar, tenho de salientar que estes artigos não têm a pretensão de serem guias para os pais. São apenas a minha partilha, da minha experiência, com os meus filhos. Cada bebé é um bebé, cada família é uma família. As rotinas devem fazer sentido dentro desse contexto. Contudo, este tipo de artigos pode ajudar algumas famílias que se sintam um pouco perdidas nesta temática. É nesse sentido que posso ajudar. 

O meu bebé de 6 meses

 

Rotina de bebé 6 meses

Acho que em primeiro lugar devo descrever um pouco como eram os meus filhos aos 6 meses. Aos 6 meses, todos os meus 3 filhos mamavam leite materno. Portanto, antes que me insultem por colocar um biberão no ícone da refeição de leite, fi-lo porque não encontrei uma maminha em formato vectorial para o meu diagrama. Agora fora de brincadeira, não levem a mal eu colocar um biberão no meu diagrama a simbolizar o aleitamento, seja ele materno ou de fórmula. 🙂 

Também, aos 6 meses já dormiam todos relativamente bem durante a noite. Mamavam uma refeição por volta das 20h-21h e adormeciam. As meninas ainda tinham um despertar por volta das 00h, já o Francisco tinha pelo menos mais 1 depois desse, mas nem sempre. 

Outro apontamento sobre as sestas. As meninas faziam uma sesta matinal e uma longa sesta à tarde, de no mínimo 3h. A Luísa sempre foi a mais dorminhoca e chegava a dormir 4h e 5h de sesta à tarde, mesmo dormindo a noite toda. O Francisco não fazia uma sesta tão longa à tarde, e variava entre 1 a 2 sestas durante a tarde de 1h a 2h. 

As horas de refeição de leite são meramente indicativas. As meninas eram muito mais regulares com as suas refeições, o Francisco nem por isso. Ele chegava a mamar de hora em hora, até bastante tarde. 

No geral, o dia dos meus filhos, enquanto bebé de 6 meses, decorria mais ou menos como esquematizado no diagrama.

  • 7h/8h – despertar e pequeno-almoço de leite materno
  • 9h30/10h – snack de leite materno e sesta
  • 12h/12h30 – almoço de sopa e fruta
  • 13h – sesta
  • 16h/17h – lanche de leite materno
  • 18h/18h30 – snack de leite materno
  • 20h30 – banho
  • 21h – leite materno e sono nocturno
  • 00h – leite materno

Alimentação complementar do bebé de 6 meses

Dos meus 3 filhos, só a Luísa começou a alimentação complementar antes dos 6 meses. A Luísa foi uma bebé que não fazia cocó sozinha. Resolvi, em conversa com a pediatra, experimentar a sopa ao almoço aos 5 meses, para ver se resolveria este problema. E após a sua primeira sopa, fez cocó sozinha pela primeira vez, após 3 meses sem o conseguir fazer. Contudo, esta situação não interferiu muito no desenrolar da sua alimentação complementar, em relação aos irmãos, tendo iniciado as restantes refeições, mais ou menos ao mesmo tempo que eles. 

Em suma, aos 6 meses comecei a alimentação complementar dos meus filhos com sopa de legumes ao almoço e no caso do Francisco puré de legumes e palitos. Nos primeiros dias o almoço era seguido de leite materno, já que não conseguiam comer uma porção suficiente que os satisfizesse. Só após vários dias, as meninas começaram a rejeitar a mama após o almoço, como sinal de satisfação. O Francisco demorou mais tempo, mas relembro que ele sempre foi um homem de muito sustento.

A fruta depois do almoço foi introduzida praticamente aos 6 meses e meio (no caso da Luísa aos 5 meses e meio), quando já estavam mais habituado ao almoço. 

Nesta fase a sesta matinal era fundamental. Caso essa sesta não acontecesse, preferia dar o almoço mais tarde, do que manter a rotina. É muito difícil que um bebé cansado coma decentemente (pelo menos os meus bebés e vários que conheço). Por isso, preferi sempre que a sesta matinal fosse o elemento dominador da rotina, pelo menos até aos 7-8 meses.

Resumindo:

  • refeição de sopa de legumes ao almoço aos 6 meses
  • refeição de sopa de legumes e fruta ao almoço por volta dos 6 meses e meio
  • restantes refeições leite materno

 

Podem consultar algumas combinações de legumes para as primeiras sopas aqui: As 7 primeiras sopas do bebé. Também, poderá interessar nesta fase, controlarem a introdução de alimentos através das tabelas de alimentos que tenho no blog para download aqui: Tabela de alimentos para alimentação complementar

 

Adquirir e-books de como oferecer alimentos ao bebé.