Tenho exagerado nos brócolos, eu sei. Mas cá em casa adoramos e eu não resisto encher o frigorífico, quando estão a bom preço. Tal que esta semana saiu uma sopa de brócolos e lentilhas. Sei que anteriormente disse que a batata era ótima para equilibrar a textura das lentilhas cozidas. Contudo o talo dos brócolos veio a revelar-se ótimo para esse efeito, também!

À 10ª semana, começa a ser difícil pensar em dicas que vos sejam realmente úteis, relacionadas com esta temática das sopas semanais. Posto isto, venho propor que me enviem as vossas maiores dúvidas e questões, em relação às sopas semanais, para que partilhe as respostas nos próximos posts. Combinado? Conto convosco. 🙂

Sopa de brócolos e lentilhas

ingredientes para a sopa de brócolos e lentilhas

Esta sopa não tem segredos, usei ingredientes que uso habitualmente noutras sopas. Em relação aos brócolos, que tem gerado bastantes dúvidas na sua preparação. Portanto, devido à zona fibrosa dos brócolos, estes têm que ser descascados, ou a sopa acabará com fios. Para isso, basta usar um descascador de cenoura e raspar a zona da base dos brócolos. O talo deve ser descascado até mais ou menos o arranque dos floretes. 

Em alternativa às lentilhas laranja, que pessoalmente adoro, por não necessitarem de ser demolhadas, podem usar outro tipo de lentilhas. Podem consultar os tipos de lentilhas e como prepara-las, neste post: lentilhas. Podem pré-cozinhar as lentilhas, ou coloca-las demolhadas directamente na cozedura da sopa, se optarem por usar lentilhas verdes ou castanhas. Estas não necessitam de muito tempo de cozedura, e os 20-25 minutos da sopa, serão suficientes.

Sopa de brócolos e lentilhas
Serve 25
Imprimir
INGREDIENTES
  1. 1 cabeça de brócolos com talo (1kg)
  2. 1 cabeça de couve-flor (1,3kg)
  3. 4 cebolas médias (600g)
  4. 3 dentes de alho grandes
  5. 5 cenouras (800g)
  6. 200g de lentilhas laranjas secas
  7. 3l de água
  8. sal (opcional)
Indicações
  1. PREPARAÇÃO
  2. Em primeiro lugar, colocar a água numa panela a aquecer.
  3. Colocar as cebolas aos pedaços, os alhos, a cenoura, a couve-flor, os brócolos (talo incluído) e as lentilhas. Opcional pode colocar apenas metade dos brócolos no creme e o restante cozer à parte, para colocar inteiro no final.
  4. Deixar cozer por cerca de 20-25 minutos.
  5. Passar com varinha mágica os legumes até obter um creme espesso (pode ajustar a consistência juntando mais água).
Notas
  1. Colocar o azeite sempre em cru, no prato, na hora de servir.
Na Cadeira da Papa https://www.nacadeiradapapa.com/

Ver mais Sopas da Semana