Organizar festas de aniversário pode representar um verdadeiro desafio. Por isso resolvi fazer esta checklist para ajudar nessa tarefa, seja a festa em casa, ou fora, com comida caseira ou comprada fora. O segredo para que tudo corra bem e consiga usufruir verdadeiramente da festa, é planear e preparar tudo com antecedência. 

Eu preparo as nossas festas de aniversário com muita antecedência. Não é exagero dizer que 6 meses antes já defini o tema e já pesquisei algumas decorações. Tenho festas em Janeiro, Fevereiro e Março, logo, se não me organizar, pode acabar por ser um verdadeiro caos. Mas diria com cerca de 3 meses, já se podem fazer algumas coisas. 

Calendarizar festas de aniversário

É importante calendarizarem a vossa festa, marcando as datas chave em que devem tratar de alguns assuntos, como aluguer de um espaço, caso façam fora de casa, ou a encomenda do bolo, por exemplo. 

Na checklist que partilho convosco, já há a sugestão dessa calendarização, mas podem sempre ajustar à vossa situação. 

Para mim os dias fundamentais de organização começam na semana anterior ao dia da festa, até ao dia anterior à festa. Por isso, no dia da festa tento não ter quase nada para tratar, para estar completamente tranquila para receber as pessoas e usufruir da festa.

3 meses de antes

Com esta antecedência costumo decidir a data e hora da festa, o tema, e com o tema as decorações que quero fazer. Vejo o que tenho e o que preciso de comprar de material para fazer aquilo que desejo. Este timing é ótimo para aproveitar promoções, ou comprarem algo numa loja que não frequentem. Também, se preferem fazer tudo e ambicionam decorações mais complexas, é o tempo suficiente para irem fazendo com calma.

Nós fazemos as festas sempre em casa, mas para quem planeia festas noutros locais é altura de procurar e reservar o espaço. Também contratar animadores, caso desejem.

1 mês antes

Falta apenas 1 mês para o dia da festa e aqui começa algum alvoroço. É altura de organizar a lista de convidados, fazer, ou mandar fazer convites, encomendar bolo e algumas comidas (caso não queiram fazer em casa). É também a altura ideal para pensar no menu da festa. Têm algumas dicas de menu aqui no blog:

Depois do menu preparado, efectuem uma lista de compras e vão comprando os ingredientes e elementos que precisam nas próximas semanas. Aproveitem campanhas e promoções, para optimizarem o vosso budget.

Podem também nesta altura preparar alguma comida para a festa. Os salgadinhos como croquetes (de carne ou de vegetais), rissóis, empadas, etc, aguentam bastante tempo no congelador. No dia é só fritar ou cozinhar no forno e servir.

3 semanas antes

Esta é antecedência com que envio convites para as festas de aniversário. Se fizerem algo mais intimista, até podem convidar com menos antecedência. Tudo depende da vossa gestão e organização.

Se tiverem muitas crianças e não requerem nenhum serviço de animação, comecem a pensar em alguns jogos e actividades, para os miúdos fazerem durante a festa. 

1 semana antes

A uma semana da festa tentem ter uma estimativa dos convidados, para calcularem as porções de comida que têm de fazer. Ultimem as compras de comida a decorações para a festa e caso possam, comecem a colocar as decorações no espaço onde vão fazer a festa. Isto permite fazerem ou refazerem algumas decorações de última hora, caso que as que tenham preparado não vos satisfaçam. 

Nesta fase também podem preparar alguma comida para congelar, como queques, panquecas e waffles. Um prato que faço regularmente nas festas são profiteroles que recheio com patés (de atum ou de grão). Estes também podem ser feitos com antecedência e congelados feitos. No dia anterior à festa basta tirar do congelador e deixar congelar à temperatura ambiente, com uma folha de papel absorvente por baixo, para absorver toda a humidade do gelo.

1 dia antes

No dia anterior à festa há muita coisa que pode ser preparada. Caso decidam fazer o bolo em casa, a véspera da festa é a altura ideal! Se conseguirem façam-no de manhã e decorem à noite, para que esteja frio para receber cremes. 

Também, na véspera das festas de aniversário podem preparar algumas comidas, como tartes, quiches, patés e pastas. Mousses e gelatinas também podem ficar feitas no dia anterior. 

No dia da festa

Para o dia da festa deixem apenas as coisas indispensáveis, como preparar fruta, ou espetadas, ou salada de fruta, cozinhar os salgadinhos, preparar sanduíches, etc.

Se encomendaram comida, tentem ir buscar com bastante antecedência em relação à festa, para que tenha tempo para dispor toda a comida nos pratos e travessas.

Por fim, prepare a mesa, ultime a decoração e usufrua da festa que acabou de preparar. 

Para facilitar toda esta organizei, preparei uma checklist que podem descarregar e imprimir.

Leia também: