Hoje, no programa “Filhos e Cadilhos” no Porto Canal, deixei uma sugestão para um piquenique do Dia do Pai. Aqui com a família Na Cadeira da Papa, os piqueniques são recheados de brincadeira e correrias. São passados a debicar o que houver entre risos e gargalhadas. Por isso, deixei a sugestão de um piquenique de pegar e levar, completo e nutritivo: húmus variados, pasta de abacate, pretzel bites e palitos de legumes, para acompanhar um batido de manga e coco do livro “Mãe, quero mais!”

Deixo-vos a receita base de húmus que fiz no programa, para que possam fazer aí em casa. Esta receita pode ser variada, juntando legumes em puré: beterraba, espinafres, cenoura, ou outros. 

Húmus
Húmus (receita base)
Húmus
Húmus de beterraba
Húmus
Húmus de espinafres

No programa levei os meus pretzel bites que encontram aqui no blog, e a pasta de abacate também. Acompanhei com palitos de pepino, cenoura e pimento amarelo.

Preparar de grão de bico para húmus

Por norma, uso grão de bico cozido em casa. Compro grão de bico a granel de origem biológica, que podem encontrar com facilidade em supermercados biológicos ou mercearias a granel.

Demolho por cerca de 12h mudando a água 4 ou 5 vezes, em intervalos regulares. Vou sempre excluindo a água, excepto na última muda. Nesta última muda de água coloco uma folha de alga kombu, que encontram em hipermercados e supermercados biológicos. Esta alga ajuda a suavizar as fibras do grão, tornando-o de mais fácil digestão. A água desta última muda vai para a panela, onde vai cozer o grão e a alga, pois está mineralizada pela alga. Na panela de pressão demora cerca de 30 minutos a cozer e numa panela normal aproximadamente 1 hora.

Nem sempre fiz assim, nem toda a gente faz assim. Há várias práticas para demolhar e cozer leguminosas, podem ler outro tipo de procedimentos noutros blogs e sites.

Caso queiram usar grão de bico já cozinhado, optem pelo grão conservado em frasco.

Fazer tahini ou pasta de sésamo

Já se encontra com facilidade esta pasta em hipermercados e supermercados biológicos. Mas também podem fazer em casa. Para isso basta terem sementes de sésamo, que também encontram em hipermercados e supermercados biológicos, e tostar numa frigideira ou no forno. Depois, num robot ou processador de cozinha (uma boca picadora também servirá), colocar as sementes e triturar até ficar em pasta. Podem juntar azeite ou óleo de sésamo para suavizar a pasta. 

Esta pasta tanto é usada no húmus, como para temperar cozinhados. Sobretudo se quiserem dar um toque asiático à vossa comida. 

Húmus [desde os 12 meses]
Imprimir
INGREDIENTES
  1. 1 chávena de grão cozido (guardar a água de cozedura)
  2. 1 colher de sopa de tahini ou pasta de sésamo
  3. 1 colher de sopa de azeite
  4. 1 colher de chá de alho em pó, ou um dente de alho se gostar do sabor
  5. sal e pimenta a gosto (no caso de partilhar com crianças pequenas, deve reduzir estas quantidades)
PREPARAÇÃO
  1. Com a varinha-mágica ou num robot de cozinha, colocar o grão e triturar. Juntar a água de cozedura para ajustar à textura desejada (idêntica a de um puré).
  2. Juntar o temperos e misturar com uma colher, ou continuar a triturar com a varinha ou robot.
Notas
  1. Pode-se juntar legumes cozidos para fazer húmus coloridos e de sabores variados, como beterraba, espinafre, brócolos cozidos, cenoura cozida, etc.
Na Cadeira da Papa https://www.nacadeiradapapa.com/