A festa do 3º aniversário do Francisco foi no sábado e resolvi experimentar fazer a minha primeira tábua de comida. Gostei e fiquei com o bichinho para fazer mais daqui para a frente, em festas e não só.

Contactei pela primeira vez com esta ideia de tábuas de comida através da Catherine McCord, que sigo no Instagram desde sempre. Para além das lancheiras super inspiradoras e do seu Smoothie Project (que já falei por aqui no blog), a Catherine prepara tábuas de lanche (snack boards) MA-RA-VI-LHO-SAS, que me fazem pensar “quando eu for grande, vou fazer tábuas como ela”.

No sábado passado fiz a minha primeira tábua e acho que não me saí mal. Basicamente, na tábuas de comida é o vale tudo! Podem colocar vegetais, frutas, pão, tostas, queijos e o que mais gostarem. É importante colocar várias texturas, não só visuais, mas também de palato. E até diria várias cores, mas a Catherine McCord tem uma tábua linda, toda verde, alusiva a St. Patrik’s Day (das minhas preferidas). Não precisa de ser um arco-íris, mas tentem que a tábua fique bonita e equilibrada ao olhar. 

tábua de comida

A minha tábua de comida

tábua de comida

Bom, a minha tábua de comida de sábado é uma pequena aspiração às da Catherine. Centrei a tábua num queijo amanteigado e numa taça de húmus, e fiz dois montinhos de enchidos um com paio outro com presunto. Com os restantes ingredientes desenhei formas à volta destes quatro elementos. Usei palitos de pepino, cenoura, palitos de queijo de ovelha, grissinos e dois tipos de tostas. Os tomates cereja e as uvas foram ótimos para preenches os espaços vazios.

Dicas!

Bom, esta experiência serviu para reter algumas notas pessoais, que servirão como dicas para vocês.

  1. O tamanho e forma da tábua. O tamanho da tábua é importante e o formato também. Eu usei uma tábua que tinha em casa, sem pensar muito no assunto. Agora, quero muito comprar uma tábua mais rectangular e menor em tamanho, pois a minha tábua quadrada é muito grande. Contudo, se estiverem a fazer uma tábua para entradas de um jantar, aí poderá fazer sentido usar uma tábua de tamanho generoso, que preencha bem a mesa.
  2. O tipo de comida. Não há regras para o tipo de comida que vão usar, podem usar tudo! Atentem apenas ao tempo de preparação e exposição da tábua, pois alguma comida poderá ficar com mau aspecto (fruta oxidada, legumes e queijos secos). Não tenham problemas de ter pequenas porções preparadas, para reporem na tábua se precisarem.
  3. Formato da comida. Tentem que a comida tenha o formato de uma dentada, para que as pessoas peguem em pequenas porções de cada vez. Se for necessário, partam os alimentos maiores em pedaços, como tostas grandes.
  4. Ordem de montagem. Para montarem a tábua, comecem pelos elementos maiores, como taças de pastas, ou queijos. Vão desenhando formas com os outros ingredientes, começando sempre pelos alimentos de formas maiores e mais rígidas, até aos mais pequenos ou que podem ser partidos em formatos diferentes. Deixem para o final alimentos pequenos para os últimos espaços, como uvas, framboesas, mirtilos, morangos, azeitonas. 

Veja mais dicas para festas de aniversário!