Para mim, planear festas de aniversário chegou a causar-me terrores nocturnos. Tanta coisa para fazer e tratar, sobretudo se estivermos a falar de uma pessoa que faz tudo, rigorosamente tudo nas festas de aniversário dos filhos. Felizmente, 15 festas depois, planear festas tornou-se mais simples e mais mecânico. São os truques todos que aprendi nos últimos que quero passar-vos neste episódio.

Porquê planear festas de aniversário?

Pessoalmente, adoro! Adoro fazer tudo. Quando digo tudo, é mesmo tudo. O planeamento é fundamental para que corra tudo bem e não estejam exaustas na hora da festa. Na última festa que fiz estivemos 1 hora à espera dos convidados! Foi inédito, tal foi o planeamento. Tudo ficou pronto, pudemos relaxar e receber toda a gente tranquilamente.

Fazer uma checklist

Na verdade, nem têm que fazer, pois eu tenho uma já feita para vocês, aqui. Mas é importante definirem bem todas as tarefas que têm para realizar e distribuí-las pelo tempo que acham necessário para realizá-las. Desde quando começar o planeamento, quando convidar, quando encomendar alguns artigos ou serviços e, caso façam a comida em casa, o que pode ser feito com antecedência para congelar.

Descarregar checklist

Uma dica importante é definirem o menu consoante a vossa disponibilidade. Um dos maiores erros que cometi ao longo dos anos foi deixar demasiadas coisas para fazer no dia da festa, porque tinham mesmo de ser feitas no dia da festa. Hoje em dia, só deixo as frutas, sanduíches e os salgadinhos. Tudo o resto tento ter pronto antes. 

Congelar é um aliado

Usem e abusem do congelador! Podem congelar várias coisas, desde os salgadinhos para fritar/assar no dia do aniversario (ou véspera) até queques, panquecas e waffles

Como congelar panquecas?

Com as panquecas e waffles podem fazer um “bar” com toppings em que cada pessoa coloca o topping que mais gostar na sua panqueca ou waffle. Já fiz isto numa festa, mas não tenho registo. Tenho sim, da yogurt-bar que segue o mesmo conceito, mas com iogurte.

É algo muito simples de preparar (leva minutos) e causa um bom impacto nos convidados.

As tábuas que salvam a festa

Experimentei na última festa de aniversário fazer uma tábua de comida e o feedback não poderia ser melhor! Os convidados adoraram e a mesa ficou rica e preenchida. Podem fazer as tábuas com o que mais gostarem, desde pastas, queijos, frutas, legumes, tostas, etc. Até podem arriscar numa tábua de doces, com as panquecas e waffles que mencionei acima, frutas e alguns molhos.

Neste episódio falei:

Não se esqueçam de subscrever o podcast na vossa aplicação preferida. O podcast pode ser ouvido em: