Desde que preparo os lanches para os miúdos, que arranjo todas as técnicas e truques para agilizar esta tarefa. Acreditem, não fui eu que tive a brilhante ideia de congelar panquecas, mas sim vocês. Depois dos relatos de muitos seguidores e leitores, resolvi experimentar e o nosso congelador nunca mais foi o mesmo.

Porquê congelar panquecas?

Simples, porque fazer o dobro (ou triplo) da massa não demora o dobro do tempo (apenas ao cozinhar) e já que estamos com as mãos na massa, aproveitamos. Assim rentabilizamos o nosso esforço e tempo, para além de só lavarmos a loiça uma vez!

Se como eu, têm que preparar vários lanches e pequenos-almoços por semana, congelar panquecas, waffles, queques ou crepes pode ser uma grande ajuda.

Normalmente, ao fim-de-semana, quando faço panquecas para o pequeno-almoço ou lanche, faço em excesso para congelar.

Como congelar?

Se congelarem panquecas em pilha, elas vão ficar todas coladas umas às outras e impossível de só descongelar uma ou duas. Por isso, existem 2 técnicas que ajudam a congelar e a manter as panquecas separadas umas das outras.

Primeiro, fazer as panquecas como se fosse para comer no momento e deixar arrefecer.

Depois, existem 2 alternativas:

1. Numa caixa, colocar camadas de panquecas intercaladas por uma folha de papel vegetal, fechar a caixa e levar ao congelador. Quando retirar panquecas para descongelar guarde as folhas de papel vegetal para reutilizar, pois não ficam sujas.

OU

2. Dispor as panquecas num tabuleiro, sem sobrepor, e levar ao congelador. Quando estas estiverem congeladas, colocar num saco ou recipiente à escolha, que já não se colarão umas às outras.

Aguentam no congelador cerca de 3 meses. 

E para descongelar?

Para descongelar há duas formas:

  • ou tiram umas horas antes e deixam descongelar à temperatura ambiente (por exemplo, na noite anterior para comer de manhã, ou de manhã para comer ao lanche); recomendo deixarem um pano ou folha de papel absorvente por baixo, para absorver alguma humidade deixada pelo gelo.
  • ou descongelam na torradeira ou tostadeira, que será sempre mais indicado se quiserem comer na hora, pois com o passar do tempo podem ficar um pouco secos.

Se estamos a falar dos lanches dos miúdos, podem tirar de manhã e à tarde as panquecas estão perfeitas. Não recomendo descongelarem no microondas, porque deixa as panquecas secas (been there).

E ficam fofinhas?

Malta, ficam! Se fizerem tal e qual eu expliquei, confiem. Regras de ouro:

  • não deixar arrefecer “demais” ao ponto que elas fiquem secas ainda cá fora; se quiserem congelem ligeiramente mornas para assegurar que ficam mesmo bem.
  • selem bem a caixa ou saco, para que não ganhem gelo.

Só dá para congelar panquecas?

Não, gente, dá para congelar tudo! Eu congelo panquecas, waffles, queques e crepes. Praticamente todas as receitas que estão no blog, eu já experimentei congelar sempre com sucesso!

Ver receitas de: