Se estão a pensar comprar algo amanhã na Black Friday, ponderem seriamente um robot aspirador, pois é verdadeiramente life changing. Só para vos adiantar, desde que este menino veio morar cá para casa, que deixei de usar o velho aspirador de mão.

Se têm casas movimentadas como as minhas, sobretudo com uma taxa superior a 50% crianças, de certeza que têm um problema com a sujidade do chão. Para nós a cozinha é o calcanhar de Aquiles. É para onde vão quando chegam a casa, onde comem, migalhas por todo o lado, aparas de lápis de cor e papelinhos rasgados. Sentia que passava a vida a varrer o chão da cozinha!

Foi para resolver esse problema, que pensei em adquirir um robot aspirador. Não fui com ilusões, sabia que o robot não iria aspirar o chão da cozinha em 5 minutos, como eu varria. Mas enquanto ele aspirava, eu poupava as minhas costas e usava aqueles 15 minutos diários para outra coisa.

O nosso robot aspirador

Foi então que a Roomba e5 da iRobot veio viver cá para casa. E não sei se consigo descrever a bendita hora que o fizemos. Logo à chegada, fiz o teste e pus a Roomba a aspirar a cozinha, que por acaso tinha acabado de varrer. Sem grandes expectativas, deixei o robot aspirar o que eu já tinha limpo, só para o ver a funcionar. Quando terminou e por curiosidade fui ver como se desmontava e lavava o depósito, a vergonha abateu-se em mim: estava cheio. Como era possível? Eu passava aquele tempo todo a varrer e nem ficava bem varrido? Logo aqui fiquei rendida ao nosso robot aspirador.

Primeiro ficou instalado na cozinha (tem uma base onde carrega), mas comecei a alternar te-lo na cozinha e na sala, que também acabava por ficar muito suja, sobretudo nos tapetes. E foi assim que deixei de usar o aspirador de mão. Basicamente instalei a rotina com o robot e ele aspira a casa toda. Não de uma vez só, porque perde-se pela casa. Mas diariamente aspira a cozinha, dia-sim dia-não vai à sala e uma vez por semana aspira a zona dos quartos. 

Roomba e5 (iRobot)

Não vos posso comparar o Roomba com outro robot, pois foi o único que testei. Mas posso adiantar que é ótimo! Sobe muito bem tapetes, mesmo aqueles mais altos e orienta-se bem pelas pernas das cadeiras (não costumo tira-las). Vai muito bem aos santinhos (coisa que me perguntam muito), pois tem uma vassourinha giratória que sai fora do aspirador para recolher as poeiras.

robot aspirador O depósito é muito simples de esvaziar e lava-se debaixo da torneira. Normalmente fica cheio só com uma aspiração, não por ser pequeno, mas pela a aspiração ser tão potente, que quando parece que não há poeira nenhuma no chão, afinal…

Já vive cá em casa desde Março e ainda não deu nenhum problema. Tem uma aplicação, que normalmente uso ou para programar uma rotina de aspiração, ou para lhe dar ordem para aspirar, quando saio de casa.

Não podia estar mais satisfeita. Acho uma ajuda ótima não só em casas povoadas como a minha, mas também para quem tem animais domésticos e problemas com pelos. E sinceramente, se estão num vai que não vai para comprar um bichinho destes, eu digo: comprem, não se vão arrepender.

Poderá interessar ler: