Em Portugal somos considerados uma família numerosa: dois adultos mais três crianças. Basicamente somos muitos, mas para além disso tenho denotado alguns factos interessantes sobre a nossa família, sobretudo desde que o Francisco começou a ser um membro mais activo. 

14 Kgs de fruta por semana

Entenda-se, somos muitos a comer fruta cá em casa. Ora Vamos a contas: numa refeição, todos comem uma peça de fruta, perfaz 5 peças de fruta, que é praticamente 1kg de fruta. Embora as meninas não almocem em casa, levam uma peça de fruta para o lanche, mais a peça de fruta ao jantar, e uns extras por fora, falamos de pelo menos 2kgs de fruta por dia. O que dá um total de 14kgs de fruta por semana. Não venho carregada com 14kgs de fruta da frutaria. Normalmente vou lá duas vezes por semana, para ter sempre fruta fresca. 

12 máquinas de louça por semana

Quando fazemos uma refeição os 5, a loiça que sujamos ultrapassa largamente a capacidade de uma máquina de lavar loiça. E olhem que eu até sou bem poupadinha em sujar loiça. Mas entre tachos, panelas, copos (são 5 copos), pratos rasos (5 pratos), pratos fundos (5), tacinhas de fruta (5!!), e mais umas traquitanas que por cá aparecem, dou com a máquina de lavar louça cheia, e ainda loiça por lavar. Dá quase 2 máquinas de lavar louça por dia (tem dias!)

14 máquinas de roupa por semana

É uma média. Há dias que ela faz 3 lavagens, outros que só faz 1 (esse é dia de festa). E isto poderia parecer uma tarefa simples, mas não é. Vivemos num apartamento, com um mini-estendal. É preciso muito jogo de cintura para encaixar as máquinas de roupa todas, entre as que vão para o estendal, as que vão para a secadora, quanto tempo leva cada roupa a secar, para saber se há espaço para a seguinte!

2,5 litros de sopa por dia

Uma sopa cá em casa leva mais ou menos 200-300ml. Em média, consumimos 2,5 litros de sopa por dia, se todos almoçarmos e jantarmos, por exemplo, ao fim-de-semana. A minha panela maior leva 6 litros, o que implica fazer sopa praticamente a cada 2 dias. Agora que o baby-boy come o que comemos, estou a pensar seriamente em comprar uma panela maior, para maior rendimento. A minha sorte é o meu sistema de sopas que me permite fazer sopas sem conta, com pouca probabilidade de repetir sabores.

 

Outros posts sobre a nossa família numerosa

Bingo de mãe de 3 (ou mais)

Maternidade ao 1º, 2º e 3º filho

Como sobreviver a 3 filhos #01

Como sobreviver a 3 filhos #02