Cá em casa todos adoramos aveia, seja em papas, nas granolas ou panquecas. Para além de ser um cereal rico em proteínas e fibra, tem também um sabor típico adocicado, dispensando muitas vezes a adição de açúcar. Por isso, aqui ficam 4 receitas de panquecas de aveia, que vão deliciar miúdos e graúdos aí em casa. 

Panquecas de aveia

panquecas de aveia

Estas são as panquecas básicas de aveia, que levam apenas 3 ingredientes. Faço estas panquecas todas as semanas cá em casa, algumas vezes 2 vezes por semana. Todos cá em casa adoram-nas e até são as panquecas que garanto fazer durante as férias (mesmo com poucos recursos). Contudo, não serão as panquecas mais fofas que farão.

Panquecas fofas de aveia

baby-led weaning

Para quem faz panquecas de aveia com regularidade sabe que é difícil quem fiquem fofas. Isto acontece devido à falta de glúten, que ajuda a reter as bolhas de fermentação. Uma forma de as deixar mais fofas, é utilizando amido de milho ou farinha de araruta, que em parte irá fazer o trabalho do glúten. Foi atrás desta característica, que me levou a criar esta receita de panquecas de aveia.

Panquecas de maçã e aveia

receitas de panquecas

Estas panquecas são naturalmente doces pela maçã. Se não gostam daquele sabor típico da aveia, a maçã vai ajudar a equilibrar. Eu não sou apreciadora, mas diria que estas panquecas ficariam perfeitas com canela. Podem parecer conter ingredientes simples, mas garanto que são absolutamente deliciosas, para toda a família.

Panquecas de aveia e banana

panquecas de aveia e banana

Um êxito recente cá em casa e já em muitas casas de seguidores do Na Cadeira da Papa. Estas panquecas de aveia e banana são simplesmente perfeitas! Em primeiro lugar, são doces, sem ser necessário adicionar açúcar. São fofas e com ótimos ingredientes, que vão deixar qualquer um deliciado!

 

E aí em casa? Quais as vossas receitas de panquecas de aveia preferida?