Para não dizerem que só uso cebola, só uso cebola, esta semana saiu uma sopa de alho-francês. Não é que não goste, gosto muito!! Mas o meu pai cultiva muitas cebolas e uma pessoa tem que lhes dar uso. É só esse o motivo porque a maioria das nossas sopas são feitas com cebola. 

Pois é, o meu pai tem uma pequena horta, mas cultiva muitos legumes, que usamos nas nossas sopas (e restantes refeições). Já não me lembro de comprar batatas, cebolas, abóbora, couves e nabiças. O meu pai encarrega-se de me abastecer.

Hoje não vou bem deixar uma dica, mas mais relembrar-vos do post que escrevi a semana passada, sobre as alternativas ao azeite que uso cá em casa. Se quiserem variar uma sopa que comem durante a semana, podem sempre kita-la como sementes ou outros temperos. 

Sopa de alho-francês

Desta fotografia, apenas o alho-francês e a couve-flor não são da horta do meu pai. O feijão usei seco, que demolhei por um pouco mais de 12h, mas coloquei assim na panela. Ou seja, não pre-cozi. Contudo, isso pode não ser possível com o feijão de compra. Se não têm a certeza que o feijão irá cozer nos 20-25 minutos em que cozem os restantes legumes, será sempre melhor pré-cozer.

Normalmente para a sopa aproveito bastante do alho-francês. A parte verde é bastante fibrosa, mas bem cozida e triturada, não se sentirá. Também vão reparar na receita que trituro metade da couve no puré e a outra metade coloco “por cima” da sopa. Isto porque, há dias que os meus filhos embirram com “coisas” a boiar na sopa (mais o pequeno) e assim garanto que parte da couve vai no puré independentemente do humor do dia.

Sopa de alho-francês
Serve 30
Imprimir
INGREDIENTES
  1. 2 alhos-franceses (300g)
  2. 1 abóbora hokkaido (1kg)
  3. 1 couve-flor (1,2kg)
  4. 1 molho de couve penca (200g)
  5. 1 chávena de feijão demolhado (200g)
  6. 3 litros de água
  7. sal (opcional)
PREPARAÇÃO
  1. Em primeiro lugar, colocar a água numa panela a aquecer.
  2. Colocar os alhos-franceses às rodelas, a abóbora aos cubos, os floretes da couve-flor, o feijão e metade do molho da couve.
  3. Deixar cozer por cerca de 20-25 minutos.
  4. Entretanto, cortar a outra metade do molho de couve em juliana.
  5. Passar com varinha mágica os legumes até obter um creme espesso (pode ajustar a consistência juntando mais água).
  6. No final, juntar a couve em juliana e, se esta for tenra, deixa-la cozer no calor residual da sopa.
Notas
  1. Colocar o azeite sempre em cru, no prato, na hora de servir.
Na Cadeira da Papa https://www.nacadeiradapapa.com/

 

Ver mais Sopas da Semana