Hoje trago-vos um post motivado por alguns leitores do blog, que souberam que eu não usava apenas azeite para temperar a sopa cá em casa. Acharam o tópico tão interessante, que me perguntaram “porque não colocas isso no blog?” Bom, eu vivo na constante dúvida do que é ou não relevante para os leitores do blog. Mas cheguei à conclusão que aquilo eu acho irrelevante, na verdade são os tópicos preferidos. Só de pensar que passei estes anos todos, sem partilhar as nossas sopas da semana!

Começando pelo princípio. Penso que é regular aí em casa colocar azeite na sopa, certo? Algumas pessoas colocam no final da cozedura, outras no prato. Pois bem, também uso, mas uso outros temperos para além do azeite. Por vezes combino dois deles, dependendo das propriedades de cada um. Vamos conhece-los?

Azeite

Começamos pelo mais conhecido. Coloco o azeite sempre em cru, no prato. Este deve ser consumido em cru. Porque ao aquecer ou cozinhar o azeite destrói alguns dos seu benefícios, como os ácidos gordos que são sensíveis ao calor. Uso sempre azeite virgem extra.

Óleo de linhaça

O óleo de linhaça foi-nos recomendado pela nossa pediatra para ajudar na obstipação da Luísa (a minha filha mais velha). O óleo de linhaça é também muito rico em ómega 3, sendo uma boa adição na nossa alimentação. É ótimo para temperar a sopa e saladas, em alternativa ao azeite. O sabor pode ser um pouco particular, por isso, recomendo a não colocarem muito nas primeiras vezes, pois podem estranhar. 

Encontram o óleo de linhaça em supermercados biológicos ou no Aldi.

Sementes de linhaça moídas

Esta dica roubei à Sandra d’ O Vegetariano: colocar sementes de linhaça num moinho de especiarias e moer directamente para cima da sopa (ou papas ou outras comidas). As sementes de linhaça devem ser sempre consumidas moídas, pois o nosso organismo não as consegue digerir inteiras (como entram é como saem, basicamente). Contudo, ao serem moídas, as sementes de linhaça começam a oxidar, perdendo os seus maiores benefícios nutricionais e ganhando um sabor mais intenso (a ranço). Por isso, o ideal é mesmo moer na hora. Não conseguindo moer na hora, podem também moer uma porção generosa de sementes de linhaça num robot de cozinha e guardar no frigorífico num recipiente escuro e bem fechado.

Sementes de cânhamo

São sementes riquíssimas em ácidos gordos, com uma boa proporção de ómega 3 para ómega 6. São também muito ricas em proteínas, possuindo os 9 aminoácidos essenciais. Sendo vegetariana, e muitas vezes não tendo grande apetite ao jantar, coloco sementes de cânhamo na sopa, para assim, complementar a minha refeição. As sementes de cânhamo são super fáceis de consumir. Não necessitam de ser demolhadas, basta colocar directamente na sopa. Tenham só em atenção de comprar sementes de cânhamo descascadas. A casca é muito rija e desagradável ao comer. Actualmente encontram em grandes hipermercados ou supermercados biológicos.

Levedura nutricional

A levedura nutricional é um extracto vegetal, com um sabor muito característico. Há quem associe o seu sabor ao do queijo e utilize em substituição ao queijo em receitas vegetarianas. É rica em vitaminas e proteínas, mas a grande vantagem é a sua suplementação em vitamina B12 (difícil de encontrar em dietas vegetarianas). Encontram com facilidade em flocos, em supermercados biológicos. Mas também encontram a levedura nutricional em pó, que é mais intensa e devem dosear com mais cuidado. Levedura nutricional em pó aqui > Granjo – levedura nutricional em pó

Curcuma em pó e pimenta preta

A curcuma é conhecida pela sua cor amarela, muito utilizada em caris ou como corante alimentar natural. É também uma especiaria conhecida pelas propriedades anti-inflamatórias e o ingrediente principal do famoso golden-milk. A pimenta preta ajuda na absorção da curcumina e por isso andam sempre juntas. Utilizo esta topping, quando começo com o pingo no nariz ou a garganta a arranhar. 

Combinações nas sopa

Utilizo qualquer um destes toppings em qualquer sopa que faço. Normalmente as sementes de linhaça e as sementes de cânhamo utilizo sozinhas. A levedura nutricional e a curcuma normalmente combino com o azeite ou o óleo de linhaça. O azeite e o óleo de linhaça ou uso sozinhos, ou na combinação anterior.

Os preferidos dos miúdos!

Coloco estes temperos nas sopas deles, claro. O azeite e o óleo de linhaça é aceite pelos 3. Elas também gostam das sementes, ele não tanto. Contudo, nenhum dos 3 é grande apreciador da levedura nutricional ou da curcuma.

 

E aí em casa, usam alguma destas alternativas ao azeite? Têm outras sugestões? Partilhem comigo 🙂