Este fim-de-semana recebi a visita dos meus pais. O meu pai tem uma pequena horta, onde cultiva alguns legumes. Há umas semanas fiz uma sopa com muitos legumes vindos da horta dele, esta. Desta vez o meu pai trouxe-me chuchus! Saiu assim uma sopa de chuchu e ervilhas.

Na semana passada utilizei um talo de brócolos na minha sopa. Isso levantou algumas questões nos leitores e seguidores do blog, que vou hoje esclarecer. Já escrevi um post sobre este tema, que podem encontrar aqui: O talo dos brócolos. Em primeiro lugar, sim, eu uso o talo dos brócolos, essencialmente no creme das sopas, mas tem outros usos, como podem verificar no post que citei anteriormente. Em suma, sempre que cozo floretes de brócolos, guardo o talo para a sopa que farei a seguir. O único trato que faço é descascar a parte mais fibrosa do talo (junto à base) com um descascador de cenoura.

Gosto de usar o talo dos brócolos em sopa, pois dá uma boca textura à sopa, para além de não ser desperdiçado. Eu faço sopa duas vezes por semana, por isso, o talo fica no máximo 4 dias no frigorífico. Mas, se aí em casa não fizerem sopa com tanta regularidade, podem deixar o talo já descascado e congelar até uma próxima vez.

Sopa de chuchu e ervilhas

ingredientes para uma sopa de chuchu e ervilhas

Esta sopa de chuchu e ervilhas fica naturalmente doce. O chuchu tem um sabor muito neutro, mas a cenoura e a ervilha adoçam bastante esta sopa. Para quem não gostar, sugiro juntar alguns dentes de alho, ou usar um vegetal verde mais amargo, como grelos ou nabiças. O talo de brócolos é totalmente opcional, usem apenas de tiverem algum reservado de outra refeição.

Sopa de chuchu e ervilhas
Serve 30
Imprimir
INGREDIENTES
  1. 4 chuchus (1,2kg)
  2. 4 cenouras (600g)
  3. 4 cebolas médias (600g)
  4. 1 couve-coração (1,5kg)
  5. 2 chávenas de ervilhas congeladas (400g)
  6. 1 talo de brócolos (opcional)
  7. 3l de água
  8. sal (opcional)
PREPARAÇÃO
  1. Em primeiro lugar, colocar a água numa panela a aquecer.
  2. Colocar as cebolas aos pedaços, a cenoura, os chuchus, as ervilhas, o talho de brócolos e a couve. Opcional pode colocar apenas metade da couve no creme e o restante em juliana no final.
  3. Deixar cozer por cerca de 20-25 minutos.
  4. Passar com varinha mágica os legumes até obter um creme espesso (pode ajustar a consistência juntando mais água).
Notas
  1. Colocar o azeite sempre em cru, no prato, na hora de servir.
Na Cadeira da Papa https://www.nacadeiradapapa.com/

Ver mais Sopas da Semana