Esta semana trago uma sopa um pouco diferente. Não usei cebola (nem alho-francês) e usei legumes congelados! Para além de vos dar a conhecer esta sopa de feijão branco deliciosa, vou também falar destes dois aspectos.

Para variar um pouco das sopas sempre com cebola, esta semana resolvi mostrar-vos que é possível fazer uma sopa sem cebola ou alho-francês. De vez em quando, para variar o sabor da sopa, opto por colocar apenas alho. Calculem mais ou menos 1 dente de alho por cada litro de sopa, ou mais, se realmente gostarem do sabor do alho.

Também, queria desmistificar aqui um bocadinho os legumes congelados. Não é que use muito, mas tenho sempre algumas embalagens para SOS (pena o plástico em que vêm). Normalmente estes legumes são congelados após a sua colheita, o que quer dizer que conservam assim grande parte do seu valor nutricional. Sempre é melhor opção, que legumes que tenham sido colhidos e percorram uma longa distância (em quilómetros e tempo) até chegarem aos nossos pratos.

Como referi acima, apesar de não usar com frequência, vou tendo um saco ou outro no congelador. Numa emergência, em que não temos nada preparado são um grande salva-vidas. Costumo ter ervilhas congeladas, couves-de-bruxelas, brócolos e grelos. É raro usar estes legumes nas sopas (excepto as ervilhas). Normalmente opto por saltear, ou mesmo assar no forno, no caso das couves-de-bruxelas.

Receita de sopa de feijão branco

Ingredientes para sopa de feijão branco

Para esta sopa de feijão branco, utilizei: uma couve-flor, dentes de alho, cenouras, feijão branco (claro), couve-de-bruxelas congelada (mas podem usar fresca, claro) e um talo de brócolos. Foi um resto que tinha guardado no frigorífico, para a próxima sopa, como foi esta. Não é um ingrediente obrigatório, mas se tiverem restinhos de legumes no frigorífico, não se inibam de colocar na sopa e dar-lhes uso.

Sopa de feijão branco
Serve 20
Imprimir
INGREDIENTES
  1. 5 dentes de alho grandes
  2. 4 cenouras médias (700g)
  3. 1 couve-flor (1,4kg)
  4. 2 chávenas de feijão branco cozido (400g)
  5. 1 embalagem de couve-de-bruxelas congeladas (400g)
  6. talo de brócolos (100g) - opcional
  7. 3 litros de água
  8. sal (opcional)
PREPARAÇÃO
  1. Em primeiro lugar, colocar a água numa panela a aquecer.
  2. Colocar todos os ingredientes e deixar cozer por cerca de 20-25 minutos.
  3. Retirar e reservar algumas couves-de-bruxelas, para juntar inteiras no final.
  4. Passar com varinha mágica os legumes até obter um creme espesso (pode ajustar a consistência juntando mais água).
Notas
  1. Colocar o azeite sempre em cru, no prato, na hora de servir.
Na Cadeira da Papa https://www.nacadeiradapapa.com/

 

Ver mais Sopas da Semana