Coloquei no Instagram um pedido de sugestões para… não vou contar, é surpresa. Mas adiante. Tive muitos pedidos para falar sobre as nossas rotinas, como é o nosso dia-a-dia “regular”, como tenho tempo para as minhas coisas. Posto isto, vou saciar alguma dessa curiosidade, revelando as minhas rotinas como mãe de 3.

Só quero relembrar que os meus filhos têm neste momento 7, 5 e 2 anos e que andam todos na escola. Também, as meninas têm que entrar antes das 9h na escola, o que controla bastante a nossa rotina matinal. Isto é importante saber, para perceber como faço a gestão do tempo.

Rotinas da manhã

A rotina da manhã, para mim, é religiosa. Preciso dela para que tenha tudo em ordem para sair de casa e, sobretudo, para sair de casa a horas.

6:30 – 7:00

Esta é a hora a que normalmente acordo. Vou ignorar neste post, o facto de tentar acordar à 5:00 da manhã, pois não tenho conseguido cumprir na maioria das vezes. Mas quando consigo, adoro e é maravilhoso. Simplesmente há noites que não me permitem acordar tão cedo. Retomando, eu acordo por volta das 7:00, arranjo-me e começo a organizar as coisas para a manhã: pequenos-almoços, lancheiras, etc. Tomo o meu pequeno-almoço, que é essencial para mim!

7:30

Às 7:30 começo a acordar a miudagem. Subo os estores, tiro roupas para vestirem. Deixo que fiquem na ronha no máximo até às 7:45, depois disso precisam mesmo de se levantar, ou começam os atrasos.

Normalmente o Francisco corre para a cozinha para tomar o pequeno-almoço, as miúdas preferem arranjarem-se primeiro. Fazem-no completamente sozinhas, só me pedem ajuda para pentear e fazer totós.

Neste intervalo também aproveito para arrumar a loiça lavada do jantar, estender alguma roupa, se houver. Vou sempre colocando a louça suja na máquina para adiantar trabalho.

8:00

Mais ou menos por volta desta hora (preferencialmente um pouco antes), as miúdas chegam à cozinha para tomar o pequeno-almoço e eu levo o Francisco para trocar a fralda e vestir. Normalmente, este pequeno-almoço já está pronto na mesa à espera delas, ou elas têm que preparar o que lhes é possível.

As miúdas terminam o pequeno-almoço e eu termino de vestir o Francisco. Verificamos se está tudo pronto para sairmos, mochilas, capas, etc. Limpamos bocas, lavamos os dentes, vestimos casacos e saímos de casa.

8:30-8:35

Por volta destas horas temos que já estar no carro, ou ficamos condicionados pelo trânsito. Chegamos à escola das miúdas por volta das 8:45 e o Francisco chega por volta das 9:00. Levo primeiro as meninas à escola, para não correr o risco de chegarem atrasadas, já que o Francisco não tem hora de entrada.

9:20

Chego a casa e começo a trabalhar. Neste momento trabalho em exclusivo para o blog e faço pequenas colaborações para outros projectos. Tudo remotamente. Posso escrever posts, estar a tratar de receitas, ou outros projectos que tenha relacionados com o Na Cadeira da Papa. Deixo as tarefas que exigem mais atenção e concentração para fazer de manhã. Normalmente faço um intervalo pequeno, para um café, e só para almoçar.

Hora de almoço

A minha hora de almoço varia, mas é o momento que aproveito para fazer algumas coisas para mim, como por exemplo, ir ao ginásio, ver uma série, etc. Tiro entre 1:00 a 1:30 para este “me-time” dependendo do que preciso. Por isso, esta hora de almoço pode ser das 12:30-14:00 ou das 12:00-13:00, ou das 13:00-14:00 depende.

Também é a altura que aproveito para tratar de alguma roupa. Muita da nossa roupa é apenas dobrada e arrumada, quando tirada da máquina de secar.

13:00 – 14:00

Dependendo da minha hora de almoço, é a hora que retomo o trabalho. Para a tarde deixo para trabalhos de edição, por exemplo.

Rotinas de final de dia

Juntamente com as rotinas da manhã, as rotinas de final de dia são cruciais cá em casa.

16:30

Esta é a hora que normalmente saio para ir buscar os miúdos. Se estiver a fazer alguma coisa importante, deixo-me “atrasar” no máximo até às 17:00.

Quando é o pai que os vai buscar, eu fico a trabalhar mais um pouco ou a tratar de alguma tarefa doméstica.

18:00

Com atrasos e trânsito pelo meio, é a hora a que normalmente chegamos a casa. A Luísa faz trabalhos de casa e os mais novos brincam. Nos dias longos e se não estiver a chover, vão ao parque perto da nossa casa brincar. Também é a altura que aproveito para fazer algumas compras no supermercado perto da nossa casa, essencialmente frutas e legumes, que consumimos em abundância. Costumo ir duas vezes por semana repor o stock.

18:30

Hora a que começo a tratar do jantar, caso precise de cozinhar alguma coisa. Também é a altura que aproveito para tratar de alguma roupa, que cá em casa é às toneladas (como devem imaginar).

19:20

Começo a chamar para jantar, para que comessem a comer o mais tardar às 19:30. Normalmente o jantar dura até às 20:00-20:15. As crianças ajudam a levantar a mesa e mesmo a colocar a loiça na máquina, incluindo o Francisco.

20:15

Hora de banhos, normalmente dois tomam banhos juntos e um sozinho. Ou seja, ou tomam as miúdas juntass e eu depois dou banho ao Francisco. Ou os mais novos tomam banho juntos e a Luísa toma banho sozinha. Durante algum tempo tomaram banho os 3 juntos, mas agora já não cabem. Pessoalmente, prefiro a última opção, que a Tete tome banho com o Francisco, porque ela dá-lhe o banho!! Uma ajuda e tanto.

Vestem os pijamas, lavam os dentes e lemos a história (ou histórias). Normalmente antes das 21:00 já estão todos deitados, luzes apagadas e prontos para dormir.

21:00

Por volta desta hora, termino de arrumar algumas coisas, trato do que for preciso para o dia seguinte e ainda me sento ao computador a trabalhar mais um pouco. Mas não consigo render muito, pois já estou bastante cansada.

22:00 – 23:00

É a minha hora de recolher, só me aventuro a ver uma série ou filme em véspera de feriado ou fim-de-semana. Posso até ler um pouco, mas normalmente entro em coma com o cansaço.

Outras rotinas

As idas ao hipermercado são feitas quinzenalmente e vou abastecendo a casa de frutas e legumes uma a duas vezes por semana no supermercado junto a nossa casa.

Se gostaram deste post, vejam o post que escrevi com alguns números curiosos da nossa família.