Cada vez me pedem mais receitas simples e práticas para o dia-a-dia. Ora, isso, é o que faço mais cá por casa. Às vezes penso que são receitas sem interesse e acabam por ser aquelas que mais cativam os leitores. Hoje deixo-vos a receita… ou melhor, as instruções, para umas batatas no forno com ervas aromáticas. São ótimas para TODA a família, sobretudo para os bebés aí de casa que começaram os pedaços ou estão a fazer baby-led weaning.

Esta receita não requer muita ciência. Basicamente precisamos de batatas, temperos e um forno. E é isso! Inspirei-me na receita do Cocoon Cooks, mas simplifiquei. Na minha confecção as batatas vão directamente para o forno, cozinhando lá na totalidade. Portanto, é só cortar, temperar, colocar no forno e “esquecerem-se” delas por uns bons minutos!

Normalmente não faço estas batatas sozinhas. Ou asso-as enquanto asso peixe, ou outros legumes, por exemplo. Brevemente trago-vos um peixe no forno, que têm me pedido muito receitas com peixe. É daqueles jantares que deixo a fazer, enquanto trato de alguma coisa importante, ou brinco com os miúdos.

Uso como acompanhamento de peixe assado, ou algum prato de carne, como o frango no forno (ver receita). Também uso como snack, para acompanhar um guacamole, por exemplo.

batatas no forno com ervas aromáticas

Como preparar as batatas no forno

Pessoalmente prefiro usar a batata nova, branca ou vermelha. Têm a casca mais fina e basta lavar muito bem antes de cozinhar.

Numa batata média, sensivelmente do tamanho de um punho fechado de adulto – os meus punhos não são muito grandes – corto em 4 no sentido longitudinal. Ficam umas meia-luas grossas.

Depois de bem lavadas, enxugo com um pano ou toalha de cozinha o excesso de água e coloco numa taça. Tempero com uma pitada de sal, uma colher de café de oregãos e/ou manjericão secos e um fio de azeite, por batata. Mexo bem com as mãos até todas as batatas estarem bem cobertas com os temperos. Disponho num tabuleiro forrado, bem separadas e levo ao forno.

Quanto a tempos e temperaturas depende do que estiver a cozinhar ao mesmo tempo. Já cozinhei a 200ºC por 15-20 minutos, juntamente com outros legumes. Também já cozinhei a 160ºC por 45 minutos, juntamente com peixe.

Alternativas à batata e temperos

Batata

Eu gosto mais de fazer esta receita com batatas doces. Ai, adoro, adoro, adoro! Podem também fazer mix de batata normal e doce. Para além da batata podem usar abóbora, a Hokkaido e manteiga, são as que resultam melhor assadas.

Temperos

Podem usar os mais variados temperos e combinações de temperos!

  • sal
  • pimenta
  • oregãos secos
  • manjericão seco
  • tomilho seco
  • salsa seca
  • pimentão doce/colorau
  • paprika (quem gosta de picante)
  • alho em pó
  • etc

Gordura

Eu prefiro usar azeite, mas também podem usar óleo de coco, se preferirem. Ou ainda óleo de sésamo, também dá um bom aroma às batatas.

Poderão fazer sem gordura, tendo em conta que as batatas ficarão mais secas.

Para baby-led weaning

Esta é uma ótima receita para oferecer em BLW. Sobretudo no que diz respeito à batata, a melhor forma de oferecer é mesmo assada. Cozida desfaz-se com facilidade e não é tão fácil para um bebé mais pequenino segurar a manipular.

Tenham em atenção ao formato da batata. O bebé, que está a começar a alimentação complementar, deve conseguir segurar nela com o punho fechado. Ou seja, a batata deve ter um comprimento maior que o seu punho e uma espessura de aproximadamente um dedo de adulto. Evitem fazer meia-lua muito fina, pois o pedaço de batata não se vai manter firme na mão do bebé.

Se fizerem estas batatas para um bebé que começou os pedaços, temperem de foram apropriada: sem sal, apenas com as ervas aromáticas. Podem assar num tabuleiro mais pequeno à parte, ou no mesmo tabuleiro separadas das restantes batatas.

batatas no forno com ervas aromáticas

Ler também

Hambúrgueres de frango e curgete

Almôndegas de peru e legumes no forno

Frango no forno com tomate e mozarela