Depois do feedback tão positivo do frango no forno, resolvi partilhar uma das receitas que mais faço e que os miúdos (e não só) mais gostam: hambúrgueres de frango e curgete.

Esta receita é muito semelhante às almôndegas de peru e cenoura aqui no blog. É muito comum transformar peru e frango em almôndegas e hambúrgueres, pois são carnes que tendem a ficar mais secas, quando são cozinhadas. Picando e juntando legumes, consegue-se que fiquem mais suculentos.

hambúrgueres de frango e curgete

Preparar para guardar

Esta é uma receita que podem preparar em grande quantidade e congelar para cozinhar mais tarde. Eu faço muito isto. Faço uma grande quantidade de hambúrgueres e congelo em cru. Quando preciso, é só colocar na grelha a cozinhar, ou no forno.

Excelente para bebés em baby-led weaning

Esta é uma opção excelente para famílias com bebés a fazer baby-led weaning. Podem preparar a “massa” sem temperos, moldar alguns hambúrgueres para o bebé e guardar em separado. Depois é temperar o restante e moldar para o resto da família.

Também, podem dar a forma que quiserem. Normalmente para bebés na primeira etapa da motricidade fina para BLW, será melhor fazer formatos alongados, tipo croquete. Mais tarde, e de acordo com a fase em que está o bebé, pode-se ir transformando esse croquete na forma tradicional de hambúrguer.

Cozinhar com crianças

Esta receita é excelente para cozinhar com os mais pequenos. Eles podem misturar os ingredientes e moldar os hambúrgueres.

Não seja demasiado exigente com o resultado. Quanto mais eles treinarem, mais perfeitos ficaram os hambúrgueres.

Alternativa aos ingredientes

Pode fazer estes hambúrgueres com carne de frango, de peru, ou de vaca, se preferir. Quanto à curgete, pode substituir por cenoura, brócolos ou couve-flor. Ou mesmo, uma mistura de todos.

Receita de hambúrgueres de frango e curgete

Hambúrgueres de frango e curgete
Serve 8
Imprimir
INGREDIENTES
  1. 500g de peito de frango picado
  2. 1 curgete pequena
  3. 1 colher de sopa de alho em pó
  4. 1 pitada de sal (opcional)
  5. 1 colher de café de noz moscada (opcional)
  6. 1 colher de café de pimenta (opcional)
  7. azeite q.b.
PREPARAÇÃO
  1. Picar grosseiramente a curgete com casca numa picadora, ou robot de cozinha.
  2. Colocar a curgete picada num pano e escorrer o excesso de líquido.
  3. Numa taça colocar a carne de frango picada, a curgete picada e os temperos. Misturar bem com as mãos, ou colher de pau.
  4. Moldar bolinhas, comprimindo bem a massa, e depois ir achatando até dar a forma de hambúrguer, mais ou menos do tamanho e espessura da palma da mão,.
  5. Dispor sobre papel vegetal untado com azeite, para não colar.
COZINHAR NA FRIGIDEIRA
  1. Aquecer uma frigideira anti-aderente e em lume médio cozinhar os hambúrgueres cerca de 7-10 minutos de cada lado. Se este forem muito altos, podem precisar de mais tempo.
COZINHAR NO FORNO
  1. Pré-aquecer o forno a 160º. Quando este estiver bem quente, colocar os hambúrgueres num tabuleiro untado, por cerca de 15-20 minutos.
  2. Vigie, para que não fiquem demasiado secos.
Notas
  1. Pode fazer em grande quantidade para congelar.
Na Cadeira da Papa https://www.nacadeiradapapa.com/

Leia também:

Almôndegas de peru e legumes no forno

Frango no forno com tomate e mozarela

Nuggets de frango

Fish Bites