É muito comum fazer almôndegas em casa por vários motivos. Primeiro, porque eles adoram o formato e é uma forma de comer carnes tipicamente mais secas (como peru ou frango) de uma forma mais suculenta. Depois, porque é uma ótima forma de por os pequenos a cozinhar! Eles moldam as almôndegas e passam um bom bocado comigo na cozinha e menos em frente à TV. 

Certo, as almôndegas não ficam todas do mesmo tamanho, nem todas perfeitamente redondinhas, mas eu não me importo! E eles também não. Eles adoram comer comida feita por eles. Sinto mesmo que há um aumento de apetite, quando lhes apresento coisas feitas por eles. 

Esta é uma boa estratégia a utilizar se têm miúdos esquitinhos para comer. Tragam-nos para a cozinha, incentivem a cozinhar e deixem-no gabar que foi ele que fez. Vão ver como a diferença é enorme. 

A desarrumação? Quase nenhuma! As miúdas já vêm há tanto tempo comigo para a cozinha, que já são super cuidadosas. Portanto, tenho ajuda extra na cozinha, sem grande desarrumação, faço o jantar mais rápido… não estou a ver contras, só vantagens!

O mini, também já vem. Não consegue moldar uma almôndega, claro, mas já mexe e vai divertindo-se enquanto as irmãs cozinham. Para quem ainda não viu, o Francisco tem uma torre de aprendizagem, que trepa para chegar aos balcões de cozinha. Foi uma melhoria significativa na qualidade de tempo que ele passava na cozinha (sempre a tentar trepar tudo). 

Saber mais sobre a nossa torre de aprendizagem montessoriana

torre de aprendizagem

Mas vamos à receita. Gosto de fazer almôndegas de peru e frango, pois são habitualmente carnes mais secas. Se cozinharmos e guardarmos, secam e não são tão agradáveis de comer (na minha opinião). Em almôndega (mais que em hambúrguer) isso não acontece tanto. Também gosto de juntar outros legumes, para ajudar na húmidade da massa. Costumo usar muito curgete e ou cenoura. 

Para unir uso sementes de linhaça moídas na hora, em vez do ovo de galinha. Há duas vantagens em usar sementes de linhaça. Primeiro, estamos a dar um extra de ácidos gordos, como o ómega 3, e fibras. Também, como não é um ingrediente líquido como o ovo, não requer que use pão ou outro ingrediente para equilibrar a massa. 

Depois de moer a linhaça no robot de cozinha, junto os legumes, a carne, temperos e trituro tudo.

Depois é só moldar as almôndegas, ou hambúrgueres. Se usarem ingredientes frescos, podem fazer a mais e congelar. Uma ótima reserva para jantares mais rápidos ou apressados.

Eu costumo assar as nossas almôndegas no forno. Normalmente faço 2 tabuleiros, para ficarem bem separadinhos e no final junto tudo num. Este tabuleiro de vidro é do IKEA e tem tampa. É ótimo para fazer comida em grande quantidade e usar o mesmo recipiente para guardar no frigorífico.

Para a receita de molho de tomate, podem seguir uma aqui do blog: molho de tomate.

É sempre um prato muito apreciado cá em casa! Vai bem com massa ou arroz. Para quem tem bebés pequenos, é uma ótima forma de oferecer carne, facilitando que o bebé pegue com a sua mão e comendo autonomamente.

Almôndegas de peru e legumes
Serve 30
Imprimir
INGREDIENTES
  1. 2 colheres de sopa de sementes de linhaça
  2. 1 cebola média
  3. 1 cenoura grande
  4. 1/2 curgete
  5. 1 kg de carne de peru aos pedaços
  6. 1 colher de sopa de alho em pó
  7. sal e pimenta (opcional)
  8. azeite q.b.
PREPARAÇÃO
  1. Num processador ou robot de cozinha pulverizar as sementes de linhaça.
  2. Juntar a cebola, a cenoura e a curgete aos pedaços e a carne de peru. Picar até ficar tudo nem misturado.
  3. Juntar os temperos a gosto e misturar bem. A mistura deverá despegar bem das mãos quando molda.
  4. Pré-aquecer o forno a 180º.
  5. Moldar as almôndegas no tamanho desejado, dispor num tabuleiro de vidro, ou outro que possa ir ao forno.
  6. Regar com um fio de azeite e levar ao forno por cerca de 20 minutos, ou até ficarem douradas (o tempo varia consoante o tamanho das almôndegas).
  7. Servir com acompanhamentos a gosto.
Na Cadeira da Papa https://www.nacadeiradapapa.com/