Chega esta altura do ano que eu adooooro. Por causa do calor? Não, não gosto de calor, sou uma mulher do frio. Mas é a altura do tomate!! Tomate maduro e vermelhinho, sem ser cultivado em estufas e afins. É nesta altura que aparece o meu tomate preferido: o tomate coração de boi. Tão delicioso e carnudo. O melhor de todos, pois tanto faz molhos maravilhosos, como enriquece as saladas de verão de forma única. Esta é a única altura do ano em que o molho de tomate fica bem vermelhinho e não cor-de-laranja. A quem ainda não aconteceu? Confessem…

molhotomate04

Também nesta altura do ano, o meu pai costuma ter produção massiva de tomate coração de boi na sua horta. É a altura em que congelamos quilos e quilos de tomate para o resto do ano.

Mas hoje trago uma forma mais eficaz, para as mães mega ocupadas (tipo eu), conservarem este maravilhoso fruto: congelar porções de molho de tomate! Eu tenho sempre molho de tomate no frigorífico, mas desde que descobri esta técnica, nunca mais arrisquei a ficar com molho de tomate a estragar-se. Fantástico não é? Vou mostrar-vos como e dar uma receita que é uma verdadeira bomba de nutrientes e coisas boas 🙂 ´

Como fazer?

Primeiro, preparar o molho de tomate. Têm já duas receitas no blog, aqui e aqui. Hoje deixo-vos uma terceira, ao estilo one-pot.

Num tacho colocar tomate (usei tomate mini-chucha), cebola picadinha, alho picadinho, curgete ralada, cenoura ralada e temperar. 

molhotomate01

Levar ao lume e deixar cozinhar por vários minutos (30-40 minutos). 

Triturar a gosto (eu gosto com alguns pedaços de legumes).

Dividir por forma de silicone (pode-se usar forma de gelo, ou de queques).

molhotomate02

Levar ao congelador.

Quando estiver congelado, é só desenformar, guardar num saco e manter no congelador.

molhotomate05

molhotomate06

Para usar é só deixar as porções que desejar a descongelar, ou derreter numa frigideira (no microondas fica muito aguado, por causa do gelo). 

molhotomate07

molhotomate08

Congelo, descongelo, está feito! Ainda por cima nesta fase do campeonato, em que a fome aperta 1h de pois de comer, é sempre bom ter umas porções de molho de tomate, juntar uma massinha cozida, e temos uma ceia pronta!

Molho de tomate
Imprimir
INGREDIENTES
  1. 1kg de tomate aos pedaços pequenos (qualidade a gosto)
  2. 1 cebola grande picada (ou 3 chalotas)
  3. 2 dentes de alho esmagados e picados
  4. 1 curgete ralada (com ou sem casca)
  5. 1 cenoura ralada
  6. Sal
  7. Pimenta
  8. Manjericão fresco
  9. Oregãos secos
  10. (os temperos são opcionais ou poder-se-á usar outros a gosto)
PREPARAÇÃO
  1. Num tacho, colocar todos os ingredientes.
  2. Levantar fervura, mexer, tapar e reduzir para lume brando.
  3. Deixar apurar por 30-45 minutos (ir provando)
  4. Triturar e conservar.
Notas
  1. Podem usar-se outros ou adicionar ingredientes, como pimentos ou cogumelos.
Na Cadeira da Papa https://www.nacadeiradapapa.com/