Bom, é uma afirmação um bocado ousada. Na verdade, eu não sei se a minha bolonhesa é melhor que a vossa. Só saberia se provasse todas as bolonhesas. O que neste momento poderia ser complicado, já que não como carne há mais de 4 anos (wow) e isso traria certamente alguns entraves à minha prova mundial de bolonhesas. Mas bem, a minha bolonhesa é bastante boa e eu vou vos mostrar porquê.

Ainda dos tempos que comia carne, carne à bolonhesa era das minhas coisas preferidas ao cimo da Terra. Podia ser simples com uma massa, numa lasanha, ou empadão. Porque carne picada era mesmo a minha “cena”. Não é surpreendente, que eu tenha cozinhado carne à bolonhesa inúmeras vezes e tenha aprimorado a minha técnica. Entretanto, passei a cozinhar outro tipo de bolonhesas, vegetarianas. Têm duas aqui no blog.

Não uso gordura na minha bolonhesa!

Pois então, já vos falei por aqui que há formas de cozinhar sem adicionar gordura. Sem fritar, ou refogar legumes para conseguir todo o sabor. Então, a minha carne à bolonhesa não usa qualquer tipo de gordura, só aquela que está na carne. Ou seja, a primeira coisa que faço, é colocar a carne directamente no tacho, sem mais nada e deixo-a corar uniformemente mexendo e espalhando-a pelo fundo do tacho. Enquanto a carne cora, tempero com sal e pimenta, junto cebola picada e alho esmagado, que vão cozinhando nos sucos libertados.

Quanto a mim, a gordura da carne é mais que suficiente para cozinhar e não há necessidade de adicionar mais. E não, não compro carne mais gorda para isso, nem nenhum corte especial.

A minha bolonhesa não leva só carne.

No princípio, a minha carne à bolonhesa era basicamente: carne, cebola, alho e tomate, e os temperos. Com o tempo fui juntando mais coisas, que tornam, assim, a carne mais interessante e enriquecem-na.

Ainda no tempo que vivia com os meus pais, a minha mãe juntava cogumelos à carne picada. Depois comecei a adicionar cenoura e outros legumes. Hoje em dia, cogumelos, cenoura e tomate são obrigatórios e vou variando na junção, por exemplo:

  • ervilhas
  • curgete
  • couve-coração
  • brócolos
  • abóbora
  • espinafres
  • pimento
  • milho
  • etc

Esta lista não é limitada. Podemos sempre enriquecer os nossos pratos com os legumes que quisermos.

Quanto ao tomate, opto por usar fresco, quando estamos na altura dele (verão e final de verão). Fora de época, opto pela passatas em frasco, ou o tomate em pedaços de lata.

ingredientes para uma carne à bolonhesa

Não junto os legumes para os esconder dos meus filhos. Eu sei que é isso que pode parecer. Mas felizmente os meus filhos comem praticamente todos os legumes, e com gosto. Estes que coloco na carne picada estão ali aos pedaços e visíveis! E acontece um pouco de tudo: fazem trocas entre eles, encostam para o lado o que não querem comer naquele dia, e está tudo bem!

E como eu sei que é boa, se não a como? Já levo tantos anos disto, que faço a bolonhesa de olhos fechados e sai sempre bem. Além do mais tenho os críticos mais exigentes e sem papas na língua: os meus filhos.

Por fim, eu não sei se a minha bolonhesa é melhor que a vossa, não me levem a mal. Mas posso garantir que é muito boa!

Carne à bolonhesa
Imprimir
INGREDIENTES
  1. 500g de carne picada (de vaca, ou mistura de carnes)
  2. 1 cebola média picada
  3. 3 dentes de alho esmagados
  4. 3 cenouras médias aos cubos
  5. 200g de cogumelos aos pedaços
  6. 500g de tomate (fresco ou de lata)
  7. 100g de couve-coração em juliana
  8. sal, pimenta, oregão, manjericão, e outras ervas aromáticas à escolha
PREPARAÇÃO
  1. Num tacho, de preferência anti-aderente, colocar a carne a corar. Mexer e espalhar a carne, para não se pegar. Temperar com sal e pimenta.
  2. Juntar a cebola picada e os alhos esmagados e deixar cozinhar lentamente nos sucos libertados pela carne.
  3. Juntar a cenoura, os cogumelos e o tomate. Mexer bem e juntar água se sentir necessidade.
  4. Colocar a couve em juliana, temperar com ervas aromáticas e deixar cozinhar em lume médio alto, até o molho reduzir e ficar cremoso (mais ou menos 30-45 min).
  5. Usar para uma lasanha, ou empadão, ou servir por cima de massa.
Na Cadeira da Papa https://www.nacadeiradapapa.com/

Leia também:

Bolonhesa de trigo sarraceno

Múmias de legumes recheados

Molho de tomate

Veggie-noodles com molho de tomate