Ainda dentro do nosso menu de Halloween, em que já vos mostrei um susto de sopa com olhos, criei estas pequenas múmias de legumes recheados.

Esta receita é meramente sugestiva, podem usar os legumes que mais gostarem, assim como o recheio que quiserem. Eu usei um recheio vegetariano, de bolonhesa de lentilhas, cogumelos e legumes. Ficou delicioso! Depois é só cozer massa tagliatelle e enrolar os legumes na massa, para fazer aquele efeito de múmia. 

Múmias de legumes recheados
Serve 6
Imprimir
INGREDIENTES
  1. 200grs de massa tagliatelle
  2. Curgete, pimento, beringela, ou outros legumes a gosto, que dêem para rechear
  3. 2 colheres de sopa de azeite
  4. 1 cebola picada
  5. 2 dentes de alho picado
  6. 1 cenoura aos cubos
  7. 100grs de cogumelos frescos brancos laminados
  8. 250ml de polpa de tomate
  9. 100grs de lentilhas laranjas (ou outras lentilhas a gosto)
  10. 100-150 ml de água
  11. sal, oregãos, ou outros tempêros q.b.
  12. azeitonas pretas sem caroços
PREPARAÇÃO
  1. Pré-aquecer o forno a 160º
  2. Começar por preparar os legumes que vai rechear. Se optar pela curgete e/ou beringela, retirar o miolo do legume e reservar.
  3. Colocar os legumes num tabuleiro de ir ao forno e regar com fio de azeite. Levar ao forno por cerca de 10-15 minutos, até os legumes estarem cozinhados, mas com alguma firmeza.
  4. Num tacho colocar uma colher de sopa de azeite, a cebola, o alho e a cenoura. Deixar cozinhar alguns minutos em lume brando (não fritar), até a cebola começar a ficar mole e transparente. Juntar os cogumelos e o miolo dos legumes que preparou previamente aos cubinhos.
  5. Quando os cogumelos perderem parte do seu volume, juntar a polpa de tomate, as lentilhas e cerca de 100 ml de água (ter-se-á que ir vendo e ajustar a água do estufado). Temperar a gosto e deixar as lentilhas cozerem por 15 minutos, com o tacho tapado e em lume brando.
  6. Pode por a massa a cozer neste momento.
  7. Assim que as lentilhas acabarem de cozer, é hora de montar as múmias.
  8. Rechear com o estufado de lentilhas e legumes os legumes que assaram no forno, enrolar em massa tagliatelle e colocar 2 rodelas de azeitonas para os olhos.
Notas
  1. Sugestão de legumes para rechear: curgete, beringela, pimento, tomate, abóbora, batata doce.
Na Cadeira da Papa https://www.nacadeiradapapa.com/

Menu Halloween

Sopa de abóbora com olhos