Mais uma semana, mais uma sopa! A desta semana é sopa de lentilhas e couve-branca, que já foi eleita como das preferidas cá em casa. 

Em primeiro lugar, a dica desta semana. Vou falar-vos de lentilhas laranja. É uma leguminosa que tenho SEMPRE em casa. É daqueles alimentos que eu adoro, pois não requer grandes cuidados (demolhar ou pré-cozinhar), e coze em 15 minutos. São ótimas para aquelas refeições de emergência, uma leguminosa rica em proteína e ferro. Que mais podemos pedir? Já vos falei de lentilhas neste post: Lentilhas – Na despensa #05 e também têm algumas receitas como o caril de legumes e lentilhas, ou as múmias de legumes recheados, ou ainda risotto de abóbora e cogumelos. Em suma, é um ingrediente muito versátil e fácil de usar.

Contudo, podem utilizar outro tipo de lentilhas. Basta demolharem por pelo menos 6h (idealmente 12h) e colocar a cozer com os legumes. Ou, podem colocar lentilhas que tenham já cozidas de outra refeição. Encontram lentilhas laranja à venda nos hipermercados ou supermercados biológicos

Sopa de lentilhas e couve-branca

Das minhas experiências com lentilhas na sopa, aprendi a colocar sempre batata. As lentilhas, sejam, ou as laranjas colocadas secas, ou outras lentilhas, deixam uma textura que as miúdas não gostam muito. Costumam descrever que há areia fina na sopa. Eu percebo o que elas querem dizer. Portanto, a batata aqui vai ajudar a equilibrar esta textura e posso vos dizer que é 100% aprovado pelas miúdas.

Voltámos à abóbora Hokkaido, que tem as sua época prestes a terminar. Esta abóbora pode ser substituída por outra, como a abóbora manteiga, ou outra, colocando o peso correspondente. Tenham em atenção que a abóbora Hokkaido e a abóbora manteiga não libertam tanta água como outros tipos de abóbora (como a menina, por exemplo).

Sopa de lentilhas e couve-branca
Serve 30
Imprimir
INGREDIENTES
  1. 5 cebolas pequenas (600g)
  2. 2 dentes de alho
  3. 1 abóbora hokkaido (1kg)
  4. 2 curgetes grande (1kg)
  5. 1/2 cabeça de couve-branca (500g)
  6. 3 batatas médias (500g)
  7. 1 chávena de lentilhas laranja secas (200g)
  8. 3 litros de água
  9. sal (opcional)
PREPARAÇÃO
  1. Em primeiro lugar, colocar a água numa panela a aquecer.
  2. Colocar as cebolas em quartos, os alhos descascados, a abóbora descascada em pedaços, as curgete aos pedaços, a couve-branca, as batatas e as lentilhas.
  3. Deixar cozer por cerca de 20-25 minutos.
  4. Passar com varinha mágica os legumes até obter um creme espesso (pode ajustar a consistência juntando mais água).
Notas
  1. Colocar o azeite sempre em cru, no prato, na hora de servir.
Na Cadeira da Papa https://www.nacadeiradapapa.com/