Ai, ao tempo que não publico. Sobretudo, ao tempo que não publico uma receitinha! Esta estava aqui guardada há uns dias e acima de tudo foi-me pedida por vários seguidores. É uma bolonhesa vegetariana à base de cogumelos e cajus, que costumo usar bastante em recheio de lasanhas ou empadão. A textura fica ótima e é uma alternativa à bolonhesa de lentilhas, para quem é um apaixonado por comida italiana (como eu).

Como surgiu esta bolonhesa vegetariana?

Para vos ser sincera, não sei bem! Cogumelos e cajus é uma comunicação que adoro e que já usava noutros recheios. Um dia, simplesmente resolvi picar os cogumelos e os cajus mais finamente e tentar fazer uma bolonhesa.

Dica importante: não triturar demasiado ambas as coisas, ou acabam com papa de cogumelos e cajus. Os cogumelos perdem grande parte do volume quando são cozinhados, portanto, é importante deixar num picado grosso, para que fique na textura certa depois de cozinhado. 

O que vão precisar?

Esta é a minha sugestão de ingredientes, mas podem usar o que quiserem, gostarem mais, ou simplesmente que tenham no frigorífico para usar!

bolonhesa vegetariana

Em substituição ou complemento da cebola e do alho, podem usar alho francês e ou aipo. São ótimas alternativas para enriquecerem o vosso molhos.

Os cajus também podem ser substituídos por outro fruto seco, como amêndoa ou nozes!

Para além da cenoura, podem juntar uma série de outros ingredientes, como curgete, abóbora, ou outro vegetal ao vosso gosto.

Não substitui a carne!

Imagino que a grande questão que vão colocar é “mas oh Leonor, este prato substitui a carne?”. A resposta é não! Apesar deste molho oferecer uma série de nutrientes interessantes, não é muito rico em proteína. Claro que o que importa é a ingestão global de nutrientes na refeição e ao longo do dia.

Se quiserem enriquecer com proteína, podem juntar algum tipo de leguminosa, quinoa, trigo sarraceno, tofu esfarelado, ou mesmo tempeh.

Bolonhesa vegetariana
Serve 6
Imprimir
INGREDIENTES
  1. 1 cebola picados
  2. 2 dentes de alho picados
  3. 1 colher de sopa de azeite
  4. 2 cenouras médias raladas
  5. 400g de tomate (fresco bem maduro ou pelado em lata)
  6. 200g de cogumelos brancos picados (ou outros a gosto)
  7. 100g de cajus crus picados
  8. Sal, pimenta, oregãos q.b.
PREPARAÇÃO
  1. Num tacho colocar a cebola e os alhos picados, e a cenoura ralada com o azeite e deixar alourar em lume brando, até os legumes ficarem molinhos.
  2. Juntar os cogumelos picados e envolver.
  3. Quando os cogumelos perderem o volume, juntar o tomate, os cajus, temperar a gosto e deixar cozinhar com o tacho tapado durante 30 minutos em lume brando baixo.
  4. No final, rectificar os temperos e servir.
Notas
  1. Pode usar como recheio de pastéis, rissois, lasanha ou empadão, ou como molho a acompanhar uma massa.
Na Cadeira da Papa https://www.nacadeiradapapa.com/

Poderá interessar: