Ainda antes de existir o Na Cadeira da Papa e todas as receitas que explorei e partilhei, existiu uma mãe que procurou sempre dar a melhor alimentação às suas filhas. Aliás, muitas vezes relato como o bichinho pela alimentação saudável começou aí. Inevitavelmente, nesse início de jornada, confiei em algumas marcas de alimentação infantil, algumas se mantiveram até hoje, já lá vão 8 anos. Uma delas foi a Nutribén, marca presente durante toda alimentação complementar da minha filha mais velha no que toca a papas.

Na altura, muito aconselhada pela pediatra da Luísa, começámos com as papas da Nutribén. Muito reticente, pois lembrava-me em criança deste tipo de papas ser muito doce. Na altura já me preocupava com estas questões, tanto na minha alimentação como na alimentação da minha filha, e fiquei surpresa como a Nutribén Crescimento, papa que a minha filha sempre comeu, não era excessivamente doce como me lembrava (confesso que até fazia um pouco a mais para sobrar para mim).

Este é um tema que vou sempre estando a par, para ajudar amigos e familiares, que não querendo fazer papas em casa de raiz ou para algumas situações pontuais, me pedem alguma recomendação. A Nutribén é uma das marcas que lhes recomendo, por já conhecer bem e por já termos usado.

O que têm as novas papas Nutribén de especial?

Esta foi a grande surpresa nas novas papas Nutribén. O facto de as papas não serem tão doces e de apresentarem o valor relativamente baixo de açúcares na tabela nutricional, deve-se ao processo de hidrólise térmica, com que a Nutribén produz as suas papas. Como assim? Eu explico.

Como curiosa que sou, investiguei sobre o assunto para perceber melhor esta diferença. Para começar, a hidrólise é um processo que decompões os amidos dos cereais em açúcares livres, de forma a serem melhor digeridos pelos humanos.

Até há bem pouco tempo era-se da opinião generalizada que os bebés não tinham a capacidade de digerir amidos devido à baixa produção de uma enzima pancreática. Baseada nesta crença, as marcas responsáveis pela alimentação infantil, efetuavam extensas hidrólises aos cereais com o auxílio de enzimas (a chamada hidrólise enzimática). Isto acarta uma consequência, na decomposição dos amidos em açúcares livres: quanto mais extensa é a hidrólise, maior produção de açúcares livres. Estes açúcares livres traduzem-se no açúcar total da papa, que podemos perceber nas tabelas nutricionais.

Contudo, recentemente conclui-se que é o contrário, os bebés e crianças têm a capacidade de digerir amidos de forma igual ou mais eficiente que os adultos. Assim, assume-se que não há necessidade de fazer hidrólises tão extensas e portanto poder processar os cereais sem a produção acrescida de açúcares livres.*

Portanto, a par com a evidência mais recente, a Nutribén usa hidrólise térmica que para além de produzir menos açúcares durante o processo, ainda conservam o sabor natural dos cereais e resultam numa papa mais fácil de preparar, evitando sobredosagens.

O clube Nutribén!

Agora, as famílias já se podem registar no clube Nutribén, que faz com que cada produto Nutribén que comprem se converta em pontos. No final esses pontos podem ser trocados pelos vossos produtos preferidos. Basta registarem-se online em https://www.clubenutriben.com/ .

Para começarem a acumular desde já pontos, eu dou uma mãozinha e podem usar o meu código CLNUTRIBINF674.

PUB

*informação recolhida no artigo “Infant Cereals: Current Status, Challenges, and Future Opportunities for Whole Grains” que pode ser acedido aqui: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6412837/